Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sair da rotina é preciso: Confira 6 dicas

A- A+

Ela pode ser a culpada do seu estresse e até do término do seu namoro. A rotina, aquele hábito de fazer algo sempre da mesma forma, é a grande vilã do bem-estar. Apesar de parecer confortável para alguns, não se arriscar é perigoso. Sair da rotina, sem dúvidas, é preciso e deve ser uma regra em sua vida. Saiba por quê.

Mudar hábitos é importante para sair da rotina

Segundo a psicóloga Laura Meyer da Silva, a rotina do dia a dia estressa, diminui a capacidade criativa e empobrece os relacionamentos. O estresse ocasionado pela falta de mudanças pode trazer danos à saúde. “Os sintomas podem envolver depressão, ansiedade, problemas sexuais e de relacionamento e frustração”, comenta.

Casal precisa sair da rotina

Rotina pode “adoecer” relacionamento e prejudicar a convivência do casal. Foto: iStock, Getty Images

As preocupações podem afetar as suas condições atuais, aumentando a pressão arterial, causando um acidente vascular cerebral ou um infarto. A pessoa tensa, que não consegue dormir e alimenta-se mal, também pode apresentar imunidade baixa, desencadeando maiores chances de apresentar doenças infecciosas.

Para a psicóloga, o ideal é que todos tenham períodos para sair da rotina e enfrentar novamente os seus compromissos. “O certo seria pararmos durante um mês no ano”. Os finais de semana também são aliados contra a monotonia. “Eles são importantes para recarregar as energias para a próxima semana”, diz.

A mudança de humor é desencadeada quando estamos descansados e descontraídos, enfrentando a vida de uma nova maneira. “Quando estamos no automático, não conseguimos dar o nosso melhor. Nossa criatividade vem à medida que nos enriquecemos com essas mudanças de ares”, salienta.

Dicas para sair da rotina

Quem vive no automático, de acordo com Laura, pode não se dar conta do que está acontecendo a sua volta. Ter novas experiências é uma ótima maneira de sair da rotina e estar sempre de bom humor. Confira a seguir como transformar a sua vida.

1. Junte uma grana e se permita fazer uma viagem para algum lugar que você sempre desejou. Escolha uma boa companhia e esqueça os compromissos de trabalho.

2. Escolha lugares mais baratos quando a grana estiver curta. Um pulinho à praia ou até mesmo passeios pelo parque da cidade podem ajudar.

Leia a continuação das dicas sobre como sair da rotina Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
como viver melhor
Como ter uma boa qualidade de vida
Como é morar no campo
Diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico
Viena entre as melhores cidades do mundo
Custo de vida em São Paulo é alto