Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba usar a planilha como ferramenta de controle de gastos pessoais

A- A+

Todo mundo quer ter dinheiro sobrando para gastar onde quiser sem ter que se preocupar com o dia de amanhã. Essa, porém, está longe de ser a realidade no Brasil, onde a população costuma se descuidar com os gastos pessoais.

Comprar um carro, um imóvel, ter um filho. Todas são ações que exigem planejamento financeiro, certo? Mas tudo fica mais difícil quando o seu dinheiro não para no bolso.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em novembro de 2014 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 59,2% das famílias do país estão endividadas.

gastos-pessoais

Controle de gastos deve ser seguido por toda a família, sem exceções. Foto: iStock, Getty Images

Ainda que os cuidados com os gastos pessoais tenham se tornado assunto corriqueiro na mídia, além da proliferação de sites e de livros a respeito, ainda há uma geração inteira de brasileiros que ganhou dinheiro sem saber de que forma lidar com ele.

Isso explica, em parte, o alto índice de endividamento num país em que a classe média “inchou” nas últimas décadas embalada por sonhos de consumo.

Gastos pessoais: como controlar as finanças da família

Em um casal ou em uma família, sempre há quem tenha maior impulso por gastos – muitas vezes desnecessários. Por isso, a primeira orientação para quem quer começar a ter controle hoje é organizar uma planilha com todos os dados a respeito do que entra e sai de dinheiro. Mas não adianta isso ser feito por apenas uma pessoa da casa: todos devem participar.

“O controle de gasto familiar não é tão simples para ser implantado, pois depende da participação de todos os membros da família e, também, implica na necessidade de conciliar interesses e percepções distintas sobre a importância de se cortar gastos”, explica Jair Abreu, professor de Economia da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

Veja modelos de planilhas de controle financeiro

Geralmente, segundo ele, o mais indicado seria decidir em reunião com os todos quais seriam os principais objetivos da família em curto, médio e longo prazo, ou seja, o que cada um pretende realizar no próximo ano, e nos próximos três ou cinco anos. Você quer ter um filho? Então, planeje-se. “Assim daria para se ter uma ideia dos sonhos da família como um todo”, diz.

A partir dessa conversa, o passo seguinte é avaliar o quanto se gasta com questões supérfluas para identificar onde há possibilidade de cortes. Segundo Abreu, é preciso acompanhar a tabela “com muito rigor”.

“Essa planilha de controle refletirá as oscilações positivas e negativas das finanças da família, que deverá identificar todos os desembolsos tidos como supérfluos visando eliminá-los imediatamente”, ensina. “Com os cortes orçamentários rotineiros, é bem possível que a família não tenha que recorrer a empréstimos bancários”, acrescenta.

Regras básicas para controle de gastos pessoais

– Reúna os membros da família para conversar sobre finanças.

– Crie uma planilha para controlar absolutamente tudo que entra e sai de dinheiro em casa. Isso possibilitará enxergar onde há furos orçamentários, isto é, onde existem gastos com supérfluos.

– Faça cortes de gastos pessoais, eliminando os supérfluos de forma a fazer com que sobre dinheiro para uma poupança que possibilitará a realização dos sonhos de cada integrante da família.

Conta pré-paga ajuda a economizar

Se você precisa controlar gastos e aprender a economizar, vai gostar da ideia de ter um cartão pré-pago. Conheça o Zuum Vivo MasterCard, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com Zuum você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Que tal incluir as dicas de controle de gastos pessoais na sua rotina? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria