Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba solicitar estorno do valor em uma compra no cartão

A- A+

Você sabia que é um direito do consumidor solicitar o estorno do valor de um lançamento no cartão de crédito? O Código de Defesa do Consumidor o garante em alguns casos específicos, como lançamentos indevidos ou erros, em casos de desistência ou cancelamento da compra e mesmo quando não há o reconhecimento da compra.

Conforme a legislação, quando a demanda versar sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, ela será suspensa imediatamente. A exceção é quando o fornecedor comprova a solicitação do serviço e que o valor é efetivamente devido.

Homem pede estorno do valor do cartão

Ao comprar, verifique se o valor está correto antes de digitar a senha. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o estorno do valor no cartão

O estorno do valor de uma compra no cartão de crédito é um procedimento eletrônico utilizado pelas administradoras para anular lançamentos na fatura. De acordo com o Procon, nada mais é do que a recomposição de determinado valor ao limite de crédito total disponibilizado ao consumidor.

Ao contrário do que muitos pensam, o estorno do valor não é um reembolso em dinheiro, mas somente de crédito. Isso implica dizer que, quando o valor já está lançado na fatura, o consumidor precisa pagá-lo. O crédito é disponibilizado para ele novamente na fatura seguinte.

Caso o consumidor solicite o estorno antes do fechamento da fatura, a administradora deve cancelar o valor indevido, evitando que o titular do cartão pague por ele.

Como solicitar o estorno do valor

Segundo o Procon, se o cancelamento ou desistência ocorrer no mesmo dia da compra, o consumidor deve encaminhar o estorno do valor diretamente com a loja ou estabelecimento onde a negociação foi realizada.

O procedimento é simples e inclui solicitar protocolo, comprovante ou declaração escrita de que o estorno do valor foi efetuado ou o pedido feito pelo estabelecimento. Segundo o departamento jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o estabelecimento é obrigado a realizar a operação.

Caso haja negativa na solicitação ou seja impossível de realizá-la, o consumidor deve procurar a administradora do cartão para solicitar o estorno. O prazo estabelecido para devolução do crédito é de até cinco dias úteis.

Você vai se interessar por:

Descubra qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito

Cancelar compra no cartão de crédito é um direito. Conheça as regras

Segunda via de fatura do cartão pode ser solicitada de forma online

Evite erros nas compras

Existem algumas dicas práticas para o consumidor evitar erros nos registros de compras no cartão de crédito. A primeira delas é simples: sempre checar se o valor da compra está correto antes de digitar a senha que aprova a transação. Isso evita possíveis erros de digitação, por exemplo.

No caso de compras parceladas, o cuidado deve ser redobrado. Além do valor da compra, o consumidor deve checar se o impresso no comprovante bate com o total da operação. Essa checagem é importante para conferir se a loja ou estabelecimento efetuou a compra com ou sem juros, evitando surpresas na fatura.

Para as compras realizadas pela internet, é sempre importante conferir a quantidade de itens no carrinho e o valor final dos produtos antes de confirmar a transação.

Use o cartão a seu favor

Quando usado com sabedoria, o cartão de crédito é um instrumento que auxilia no controle das contas. Com os Cartões de Crédito Vivo, além de fazer suas compras você ainda tem benefícios como bônus na recarga, parcelamento em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe um comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito