Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba se mudança de regras afetam rendimento da LCA

A- A+

Desde o final de maio, as regras de investimento em LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) mudaram. Uma medida aprovada pelo Comissão Monetária Nacional (CMN), do Banco Central, fixou prazos mínimos de vencimento e resgate das letras, afetando no rendimento da LCA de quem buscava uma liquidez mais imediata.

Antes, não existia prazos de vencimento e resgate para quem queria obter rendimentos em LCA. Com a nova regra, os prazos mínimos passaram a ser de 90 dias.

Depois desse prazo de carência, o rendimento da LCA passa a ter liquidez diária, permitindo, inclusive, a realização de resgates parciais.

Rendimento da LCA: títulos de renda fixa

LCA é um tipo de título de renda fixa emitido por bancos e garantidos por empréstimos concedidos ao setor agropecuário. Esses títulos foram criados pelo governo com o objetivo de ampliar os recursos disponíveis ao financiamento do agronegócio.

rendimento-da-lca

O investidor deve estar sempre atento aos prazos de validade. Foto: iStock, by Getty Images

Assim como a caderneta de poupança e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), as LCAs são um tipo de investimento mais adequado para investidores conservadores interessados em aplicações de baixo risco. Elas também são isentas de tributação pelo Imposto de Renda.

Você vai se interessar por:
Ouro e prata são boas opções de investimento?
Confira 5 dicas de investimento para iniciantes
Entenda se renda fixa é uma boa opção de investimento para 2015
Saiba como definir o melhor investimento para o seu dinheiro

Os rendimentos das LCAs são maiores do que os da caderneta de poupança. Antes da mudança das regras, a liquidez da LCA estava condicionada ao prazo de vencimento da mesma. Esse prazo poderia ser de um mês, um ano ou mais, a depender do título. Agora, com a nova medida de CMN em vigor, o menor prazo é de 90 dias, equiparando-se às LCIs.

Dessa forma, o investidor que busca rendimentos em LCA deve estar atento aos prazos de vencimento. Resgatá-la antes desse prazo afeta o rendimento e pode gerar, inclusive, prejuízo.

Bancos comerciais e múltiplos, a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras, como corretoras, são autorizados a realizar operações de crédito de agronegócio e emitir LCAs.

Assim como as LCIs, elas são destinadas a grandes investidores, já que o valor mínimo exigido costuma ser alto. O Banco do Brassil, por exemplo, exige um montante mínimo de R$ 30 mil para qualquer investimento em LCA. Já na Caixa Econômica, o aporte mínimo é de R$ 5 milhões. O investidor, no entanto, pode buscar alternativas em corretoras, que costumam aceitar aplicações mais baixas.

Rendimento da LCA: pré ou pós-fixado

O rendimento das LCAs pode ser pré ou pós-fixados. A depender do objetivo e interesse do investidor, ele pode saber exatamente quanto vai receber durante o tempo de aplicação ou então terá um retorno que flutuará de acordo com as taxas de juros praticadas no mercado.

No caso de LCAs prefixadas, o investidor fica sabendo no momento da aplicação qual será seu rendimento. Essa opção pode ser vantajosa em caso de queda de juros no período da aplicação.

Como é difícil a previsão de oscilação de juros, o mais indicado é a opção de LCA pós-fixada. As letras de crédito pós-fixadas dependem da oscilação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) no período de investimento negociado com a instituição que está emitindo o título.

Gostou das dicas de rendimento da LCA? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito