Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar ou alugar um carro: decisão depende de uso do veículo

A- A+

Ter uma carro próprio é sinônimo de praticidade e conforto na hora de se locomover, mas também pode se tornar uma preocupação e fonte de gastos maiores do que se costuma imaginar. É por isso que, não raras vezes, surge a dúvida: afinal, é melhor comprar ou alugar um automóvel? A resposta pode não ser tão simples e depende das características de uso.

Comprar ou alugar um carro

Antes de partir para a definição, é fundamental observar a os detalhes envolvidos. Ter um carro, por exemplo, envolve custos de manutenção. É necessário pagar a gasolina, seguro, IPVA e revisão, só para citar alguns deles. Ou seja, é preciso fazer as contas e anotar as despesas que seriam geradas ao longo de um mês.

Mas, mesmo com os valores envolvidos, há uma situação específica – e bastante comum – em que comprar um automóvel ainda é a melhor saída: quando o uso ocorre diariamente. Conforme lembra o diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, a diária de um carro alugado custa cerca de R$ 150 em São Paulo, fora o combustível. Ao fim de um mês, a conta seria de R$ 4.500.

Por outro lado, se você consegue usar o transporte público ou meios alternativos no dia a dia, sem que isso atrapalhe sua rotina, os custos de aluguel podem diminuir e compensar os gastos de manutenção com o carro próprio. Para ter certeza de fazer a melhor escolha, a dica é colocar tudo na ponta do lápis e comparar.

compra ou aluguel do carro

Comprar ou alugar vai depender da frequência de uso do veículo. Foto: iStock, Getty Images

Comprar ou alugar depende da finalidade

Para Andrade, há duas situações em que o aluguel pode compensar. Uma delas é quando se precisa de um veículo para uma atividade específica, que dure apenas alguns dias. O exemplo pode ser uma mudança ou mesmo um congresso fora da cidade.

O mesmo vale quando o uso não for tão frequente, já que você pode combinar outras opções para se locomover. No caso de viagens, é possível locar um automóvel e ir até a cidade do seu destino ou mesmo utilizar um avião e depois alugar um carro apenas para fazer o deslocamento entre os pontos turísticos. Nessas horas, vale pesquisar a taxa cobrada na cidade de destino. Também não deixe de considerar que a gasolina ainda vai ser um gasto seu e que podem ser cobradas taxas extras.

Cartões de crédito com benefícios

Seja para comprar ou alugar um carro, é bom contar com praticidade e segurança para movimentar o seu dinheiro. É o que oferecem os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também está na dúvida entre comprar ou alugar um carro? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label