Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba reconhecer e identificar o número da conta no cartão de banco

A- A+

Ao abrir uma conta em banco, você recebe um cartão com diferentes dígitos e informações. Você sabe identificar tudo o que vê? E mais: sabe reconhecer o significado do número da conta que aparece nele?

A sequência numérica no cartão indica informações sobre a agência e conta. É claro que sua localização varia conforme o banco e o estilo de cartão. Mas algumas características são comuns, independentemente da instituição financeira. O número da conta sempre estará na parte da frente, mas não costuma ser a primeira sequência que aparece.

Praticamente todos os bancos inserem – bem ao centro ou nas primeiras linhas informativas – um número com 16 dígitos. Trata-se do código de identificação do cartão, que basicamente só é utilizado para ativação e desbloqueio da ferramenta.

Mesmo nos atendimento posteriores – ou seja, das próximas vezes que o cliente ligar para o 0800 – este número não será mais necessário. Para facilitar, os operadores de call center pedem apenas o número da conta ou agência, ou ainda o CPF do cliente. Esses dados são suficientes para localizar seus dados.

Homem informa número da conta

No contato com o banco, números da conta e da agência são solicitados. Foto: iStock, Getty Images

Via de regra, o número da conta vem logo abaixo do nome do cliente, posicionado logo após o número da agência (geralmente com quatro dígitos). Pode conter de oito a dez dígitos, sendo muitas vezes o último deles isolado por um tracinho.

Em alguns casos, sobretudo nos bancos públicos, os números iniciais da conta podem indicar uma diferença, como a conta corrente ou para recebimento de pensões, por exemplo. Em outros, essa identificação vai além. No caso da Caixa, por exemplo, há três dígitos que indicam quando se trata de conta corrente, jurídica ou poupança.

O número da conta em diferentes bancos

Confira detalhes sobre os números que aparecem no cartão de cinco grandes bancos em atuação no Brasil:

Caixa

Nos cartões da Caixa, a primeira linha traz a identificação do cartão, com 16 dígitos. Logo abaixo, aparece o nome do cliente. Na terceira linha constam, da esquerda para a direita: o número da agência (com quatro dígitos), a operação (com três dígitos, capaz de indicar quando se trata de poupança ou conta corrente), o número da conta e a validade do cartão (com mês e ano).

Banco do Brasil

Na primeira linha, assim como nos demais, o cartão do Banco do Brasil traz o número de identificação do cartão, com 16 dígitos. Na linha intermediária consta a validade, enquanto na terceira linha aparece nome do cliente. Na quarta linha, estão as informações sobre agência e número da conta.

Você vai se interessar por:

Itaú

Assim como os demais, o cartão Itaú mostra em primeiro lugar os 16 dígitos que representam a identificação do cliente. Na segunda linha, aparecem dados referentes ao tempo de conta do usuário (o famoso “membro desde”) e a validade do cartão. Logo abaixo, aparecem o nome do cliente e os dados da conta.

Santander

Correntistas do banco Santander encontram no cartão os quatro dígitos referentes à agência, os oito dígitos relativos à conta (sendo dois indicativos do tipo de conta e outros seis com o número da conta propriamente dito), além de um dígito verificador. O documento traz ainda a data de adesão do cliente ao banco e a validade do cartão.

Bradesco

A primeira linha do cartão Bradesco é composta por 16 dígitos (em tamanho um pouco maior que o restante das informações) que são o número de identificação do cartão. Na segunda linha está a maior parte das informações como a data de validade, o número da agência, o número da conta, a via e o tipo do cartão. Por último, na terceira linha, vem o nome do cliente.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe o conteúdo!

quando vale a pena comprar título de capitalização
melhor lugar para trabalhar
cesta de serviços bancários
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática