Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quem inventou o cartão de crédito, o seu aliado nas compras

A- A+

São diferentes teorias e vertentes históricas, com origens igualmente diversas, mas uma coisa é certa: quem inventou o cartão de crédito teve uma ótima ideia. O famoso dinheiro de plástico nasceu nos Estados Unidos e ganhou tanta projeção que hoje domina as carteiras e modificou a forma e as condições de pagamentos ao redor do mundo.

Quem inventou o cartão de crédito

Cartão é invenção americana que já movimenta mais de R$ 600 bilhões no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Quem inventou o cartão de crédito?

Só há um consenso quando o assunto é quem inventou o cartão de crédito: a ferramenta nasceu nos Estados Unidos e foi utilizada, pela primeira vez, por companhias de petróleo. Segundo o pesquisador Stanley Sienkiewicz, em um artigo de discussão do Federal Reserve Bank of Philadelphia, as empresas entregavam cartões aos donos de veículos na década de 20.

A cada três ou seis meses, as companhias de petróleo presenteavam esse público com cartões de papel que eram equivalentes a cortesias no abastecimento de combustível de seus veículos. Essa é a primeira referência sobre a invenção da ferramenta, apesar de o sistema não incluir um crédito rotativo, como o atual.

Porém, na hora de definir o nome de um inventor ou de uma companhia pioneira no sistema, as histórias divergem. Há uma vertente que confere o título à John Biggins, banqueiro no Brooklyn, bairro de Nova York. O seu sistema era chamado de Charg-It e, toda vez que alguém fazia uma compra através dele, ela era encaminhada para o banco de Biggins, que reembolsava o dono do comércio.

Acontece que, nesse sistema, o cliente precisava ter uma conta na instituição do banqueiro, o que não corresponde ao que acontece atualmente.

Mas a versão de Robert Manning, historiador e escritor do livro Credit Card Nation, diz que quem inventou o cartão de crédito foi Frank McNamara, homem de negócios de Nova York, que teria esquecido de levar dinheiro a um restaurante.

O caso referido ocorreu em 1949, quando McNamara percebeu que deveria haver uma outra forma de pagamento que não fosse apenas o dinheiro. Em 1950, o empresário teria voltado ao mesmo restaurante e pago a conta com um cartão de crédito chamado de Diners Club, bandeira ainda atuante no mercado. Diner, em inglês, quer dizer “aquele que janta”.

Há ainda outra vertente, apontada por Stanley Sienkiewicz, que diz que quem inventou o cartão de crédito – na forma atual, que funciona para todos os propósitos e em qualquer lugar – foi a instituição bancária Bank of America, em 1966. O BankAmericard, marca dos cartões da época, deu início à bandeira atualmente conhecida como Visa.

Sienkiewicz diz ainda que, na época, outros bancos se juntaram para também criar os seus cartões de crédito. A Interbank Card Association, conhecida como ICA, lançou o seu Master Charge para competir com o cartão do Bank of America. Passados 10 anos, a marca seria rebatizada com o nome que permanece até hoje: MasterCard.

O uso de cartões no Brasil

Se há dúvidas sobre quem inventou o cartão de crédito, há uma certeza: ele é cada vez mais usado, sendo um aliado nas compras e auxiliando até mesmo na organização financeira e no controle do orçamento.

No Brasil, a ferramenta é utilizada para realizar mais de 5 milhões de transações anuais, segundo estima a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Em 2015, os negócios feitos com cartão movimentaram cerca de R$ 665 bilhões no país.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito