Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba que cuidados você precisa ter para usar melhor o cartão de crédito

A- A+

O cartão de crédito se popularizou e hoje já é uma das principais ferramentas usadas para pagamentos no varejo, mas o seu uso exige alguns cuidados. Veja dicas para usar melhor cartão de crédito.

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central, referentes a 2013, o número de cartões de crédito emitidos naquele ano cresceu 7,2% em relação ao ano anterior. No final do período, o número de cartões de crédito ativos era de 87,5 milhões. No total, foram realizadas 5 bilhões de transações com cartões de crédito em 2013, um crescimento de 12,2% sobre o ano anterior.

O aumento do uso e da aceitação do cartão de crédito nos estabelecimentos precisa vir acompanhada de hábitos para usar melhor o cartão de crédito.

melhor-cartao-de-credito

Utilizar o cartão de forma adequada melhora o consumo do serviço. Foto: iStock, by Getty Images

 

“O cartão é prático e seguro. Se bem utilizado, só traz benefícios ao consumidor, mas quem é mais compulsivo, precisa ter mais cuidado, pois o cartão facilita muito a compra”, adverte o educador financeiro Leandro Rassier.

Conforme o especialista, o principal cuidado que se deve ter é para não atrasar o pagamento da fatura do cartão ou fazer a quitação parcial, pois isso gera cobrança de juros.

“Muitas vezes, o limite cria uma ilusão de que você tem um saldo para gastar, mas você terá de pagar a fatura depois, então precisa usar esse saldo com responsabilidade”, alerta Rassier.

Dicas para usar melhor cartão de crédito

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor a usar melhor cartão de crédito. A seguir, destacamos as principais:

Controle o uso do seu saldo de compras no cartão de crédito. O ideal é que os gastos do seu cartão estejam dentro do orçamento mensal, por isso, é importante estabelecer um limite de compras que fique dentro de suas possibilidades financeiras.

– Escolha a data de vencimento de acordo com a data que você recebe o seu salário, para evitar atrasos na quitação da fatura, que podem gerar cobrança de juros.

– Evite parcelar a fatura do cartão de crédito ou fazer o pagamento mínimo. Programe-se para pagar o total da fatura na data do vencimento.

– Não compre por impulso. Programe-se antes de comprar. Não use o cartão para bancar gastos supérfluos ou desnecessários, ele é apenas um instrumento para que você possa fazer seus pagamentos com mais praticidade.

– Use o cartão de crédito sempre que possível para acumular pontos e usar os benefícios dos programas de milhagem, não esquecendo de que você deve reservar o valor dessas compras para o pagamento da fatura na data do vencimento.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para usar melhor cartão de crédito? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet