Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Inscrições do Enem 2015 vão até 5 de junho; saiba como fazer

A- A+

Está aberto o período de inscrições do Enem 2015. Ainda não fez a sua? Não tem problema. Saiba quanto ela custa e como fazê-la. E, ainda, fique por dentro das novidades do novo edital da prova, que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro.

Realizando as inscrições do Enem 2015: passo a passo

Iniciada no dia 25 de maio e com término no dia 5 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio tiveram uma alteração nos preços. Inalterado desde 2004, o valor passou de R$ 35 para R$ 63. Segundo o Ministério da Educação, esse aumento foi corrigido conforme a inflação atual.

No entanto, os estudantes matriculados em escolas da rede pública que estão terminando sua graduação em 2015 e demais candidatos que declararem carência nos termos do edital continuam isentos do pagamento da taxa.

inscricoes-do-enem

Duração da prova é de quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo. Foto: iStock, by Getty Images

Para fazer a sua inscrição, exclusivamente pela internet, você precisa acessar o site oficial do Enem e clicar na aba correspondente. Feito isso, o sistema abre uma nova página, na qual é preciso informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento.

Após essa primeira etapa, você precisa informar outros dados, como RG, endereço, telefone, e-mail. As próximas fases da inscrição, na sequência, são informar senha, Antedimento de recursos, Informações de Prova, Informações do Ensino Médio, Informar Escola e  Questionário.

Caso não possua isenção na taxa de pagamento, ao final do cadastro será gerado um boleto. Ele pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições e deve ser pago até às 21h59 do dia 10 de junho. Fique atento a essa data, pois caso não seja quitado o valor, você não estará apto para realizar a prova.

Ao realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido, você recebe o seu Cartão de Confirmação. Ao contrário dos outros anos, ele só vai estar disponível na página do participante. O documento contém o número de inscrição, a data, a hora e o local de onde vão ser realizadas as provas, além de eventuais atendimentos personalizados.

Tempo de prova

Outra alteração no edital do Enem é o tempo de prova. Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas vão ser abertos ao meio dia e fechados às 13h. A prova inicia às 13h30.

Segundo a organização, esse tempo de meia hora a mais será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, por exemplo. Além disso, os candidatos têm mais tempo de entrar em sala e guardar seus materiais.

O tempo total das provas permanece o mesmo. São quatros horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no domingo.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês
Aulas particulares de português
Profissionais oriundos da faculdade de Engenharia de Produção