Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando vale a pena comprar título de capitalização

A- A+

Comprar título de capitalização é um investimento mais voltado para a disciplina financeira e a sorte do que, propriamente, para a economia e a rentabilidade. Não é que eles não tenham as suas vantagens, pelo contrário, mas é preciso ter clareza dos seus objetivos antes de contratá-los.

O que são os títulos de capitalização

É preciso compreender, em primeiro lugar, que comprar título de capitalização não é um investimento. Segundo a Federação Nacional de Capitalização, a FenaCap, esse tipo de produto serve como instrumento de disciplina financeira. Ele ajuda a controlar os impulsos de gastar e a redirecionar o valor para algo que possa dar um retorno.

Acontece que, ao invés de oferecer rentabilidade e fazer com que o valor que você paga aumente ao longo do tempo, o título de capitalização distribui prêmios.  A única diferença que ela tem para a loteria é que, no final de um determinado período, você recebe o valor que gastou em retorno. Nos jogos da loteria são apenas os prêmios, contando com a sorte.

Ao comprar um título de capitalização, uma parte do dinheiro que você pagou é entregue ao banco, para que ele faça sorteios entre os clientes do serviço. Outra parcela fica com a instituição financeira, em forma de taxa de administração. O que sobra do seu dinheiro é chamado de cota de capitalização e é somente essa quantia que é valorizada mensalmente pela Taxa Referencial.

Vale a pena comprar título de capitalização?

Na prática, se você procura uma forma de ver o seu dinheiro render com correção monetária, não vale a pena comprar título de capitalização. Essa taxa referencial pode ser inferior à inflação atual, o que significa que, ao longo do tempo, você terá perdido dinheiro com a suposta valorização. Colocar o valor em um investimento de renda fixa é mais vantajoso.

Porém, se você percebe que não tem disciplina suficiente para guardar uma determinada quantia por mês e quer se organizar para isso, comprar título de capitalização é uma boa ideia. Como você tem o compromisso de pagar um valor fixo e reservá-lo dos seus recebimentos mensais, o título serve de exercício de educação financeira para o seu dia a dia.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre o título de capitalização? Comente.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
metas de curto médio e longo prazo
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena