Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando vale a pena fazer MBA e planeje sua carreira

A- A+

Um tempo após a graduação, ou mesmo ainda durante ela, é comum se perguntar se vale a pena fazer MBA. Como o curso é longo e o investimento costuma ser alto, o ideal é avaliar bastante para tomar a decisão mais correta para sua carreira e suas finanças.

O que é um MBA?

MBA é a sigla de Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios). Conforme o gerente de Pós-Graduação Lato Senso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Marco Antônio Borges, essa formação oportuniza o desenvolvimento de competências gerenciais para assumir cargos executivos ou empreender negócios.

É comum se perguntar se vale a pena fazer MBA.

MBA é indicado para empreendedores e postulantes a cargos gerenciais. Foto: Shutterstock

Vale a pena fazer MBA na sua carreira?

Conforme Borges, para entender se vale a pena fazer MBA, é preciso que a decisão esteja alinhada a um bom planejamento de carreira. “O profissional deve almejar ou ter perspectivas de assumir cargos gerenciais ou empreender seu próprio negócio para que o MBA faça sentido”, esclarece.

Para ele, existem muitas variáveis a serem analisadas nessa decisão. Em primeiro lugar, é necessário avaliar a proposta do curso e o perfil dos alunos, pois há vários tipos de MBAs: para recém-formados, outros para supervisão e média gerência e outros ainda voltados a executivos.

Também é essencial observar o perfil dos professores que dão aula. É importante que tenham vivências acadêmica e profissional, uma vez que se espera um bom alinhamento entre teoria e prática.

“A credibilidade da instituição de ensino também faz diferença”, afirma Borges. Ele aconselha a verificar as práticas pedagógicas, pois é importante existir uma boa carga de metodologias ativas de ensino.

E em termos financeiros, vale a pena fazer MBA?

Naturalmente, as perspectivas dos alunos sobre um MBA podem ser as mais variadas. Entretanto, Borges sustenta que a decisão se vale a pena fazer MBA ou não deve ter base não apenas no custo, mas no desenvolvimento profissional que será agregado.

“O investimento em educação deveria ser uma prioridade para o profissional. De todo o dinheiro gasto hoje, a educação é a que menos deprecia, ao contrário de um carro, por exemplo”, justifica.

Segundo ele, uma grande vantagem do MBA hoje é que, embora caro, existem várias empresas oferecendo apoio nesse tipo de atividade como parte do pacote de benefícios ao funcionário. “Boa parte dos alunos que frequentam cursos de MBA possuem algum tipo de apoio financeiro de empresas”, destaca.

Ainda assim, não há um só momento para todos ao profissionais e é para atender a todos eles que existem diferentes tipos de curso. “O importante é que o tipo de programa esteja bem alinhado às estratégias de desenvolvimento de carreira do profissional”, conclui Borges.

Você vai se interessar por:

Drible a economia instável para construir uma carreira profissional de sucesso

6 perguntas sobre seu dinheiro que você deve se fazer agora

Cursos à distância são opção de qualificação com economia

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você pretende economizar para investir nos estudos, pode transformar suas tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, da Vivo, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

E para você: vale a pena fazer MBA? Deixe seu comentário!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
melhor lugar para trabalhar
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho