Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando vale a pena comprar em parcelas com o cartão

A- A+

Se você está na faixa dos 20 anos, certamente já nasceu vendo os pais utilizarem cartão de crédito. Mas você já parou para pensar no uso correto do famoso “dinheiro de plástico”?

As compras em parcelas podem ser um bom negócio muitas vezes – só que nem todo mundo utiliza o cartão com o planejamento adequado. Uma pesquisa realizada pela bandeira Visa em 2012 apontou que 76% dos jovens brasileiros compram por impulso e 83% gastam tudo o que têm no curto prazo.

Pague itens mais caros em parcelas

Especialistas defendem que fazer compras em parcelas não é ruim, mas se você não for um expert em autocontrole, melhor parcelar apenas bens ou serviços mais caros. Aquela viagem para um congresso da faculdade, que você não teria como pagar a vista, é um exemplo.

parcelas-3

Despesas relacionadas aos estudos, como uma ida a um congresso, podem ser parceladas. Foto: Shutterstock

Acompanhe os lançamentos de compras e parcelas

Já se você é uma pessoa organizada, e que tem o hábito de acompanhar sua fatura do cartão semanalmente pelo internet banking, esse pequeno “dinheiro de plástico” pode ser um grande aliado na sua organização financeira.

O professor de finanças do Senac São Paulo, Anísio Castelo Branco, alerta que o consumidor que não acompanha os gastos pode se perder nas compras e corre o risco de pagar juros. O ponto fundamental para evitar parcelas que extrapolam seu orçamento é não confundir cartão de crédito com complemento da renda. Se você não pode adquirir um produto com o seu salário este mês, também não conseguirá no mês que vem – a menos que tenha um aumento.

Dessa forma, as parcelas de suas compras no cartão devem caber no seu orçamento mensal. Esqueça a filosofia do “vou comprar agora e depois dou um jeito de pagar”. Esse é o caminho para entrar no crédito rotativo do cartão, também conhecido como “pagamento mínimo”. Quando você começa a pagar o valor mínimo das parcelas está, na verdade, fazendo um empréstimo, que depois terá que ser pago com juros.

Vantagens no cartão

Ao comprar em parcelas, é importante contar com um cartão de crédito que lhe dê o máximo de benefícios. Por isso, a Vivo oferece os cartões de crédito Santander e Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e facilidades nas Lojas Vivo.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das nossas dicas para comprar em parcelas? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet