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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando utilizar os serviços a cobrar

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Não é somente pelo telefone que um consumidor pode usar um serviço e o custo cair para que outra pessoa pague, a famosa ligação a cobrar. Você pode estar acostumado com seu filho, que, sem crédito, liga a cobrar. Mas você sabia que pode mandar uma correspondência a ser paga por quem recebe? Entenda melhor como funcionam os serviços a cobrar e saiba quando utilizá-los.

Valores dos serviços a cobrar

Para saber se você perde ou ganha com os serviços a cobrar, é bom ter uma noção de preços. Para enviar um objeto com cerca de dois quilos por Sedex, de Porto Alegre (SP) a São Paulo (SP), por exemplo, o custo fica em torno de R$ 50. O valor exato depende não apenas do peso da encomenda, mas também do destino e se o cliente vai adquirir uma caixa adequada nos Correios ou se o objeto já irá encaixotado.

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Situações de emergência podem ser resolvidas por serviços a cobrar. Foto: iStock, by Getty Images

 

Já o torpedo a cobrar da Vivo tem um custo de R$ 0,49, independentemente da operadora que enviar a mensagem. E funciona da mesma forma que uma ligação a cobrar, ou seja, o remetente digita 9090, seguido do código DDD e, depois, digita o número de telefone do destinatário. Cabe a ele decidir se aceita ou não o torpedo.

Já as ligações a cobrar vão depender do horário em que a chamada é feita e quais as operadoras de origem e de destino.

Um levantamento realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

em 2013 apontou que, no horário de pico, ligações entre a mesma operadora podem chegar a 53 centavos de dólar o minuto. Contando com um dólar na casa dos R$ 3, esse valor ficaria em R$ 1,59. Já entre operadoras diferentes, chega a 55 centavos de dólar, o que ficaria em R$ 1,65 o minuto.

Serviços a cobrar podem valer a pena

Se você parar para fazer as contas, pode ser mais vantajoso comprar um celular para o seu filho e aproveitar os descontos concedidos para falar com a mesma operadora. Mas enquanto isso não acontece, você pode receber ligações a cobrar não apenas de parentes, mas também de um amigo em situação de emergência.

Se você não quer ficar sem crédito, uma boa opção é o Vivo Crédito Antecipado Voz. Por meio desse serviço, você envia um SMS com a palavra crédito para o número 730 e ganha, na hora, R$ 3 de recarga.

Essa recarga pode ser utilizada em um prazo de até dez dias e será descontada, automaticamente, na sua próxima recarga (se você é cliente Vivo Pré) ou na data da sua franquia Controle (se você é cliente Vivo Controle).  O serviço também pode ser solicitado pelo portal de voz *8013.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

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