Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando pagar o IPVA com desconto

A- A+

O início de ano costuma ser um problema para o bolso do consumidor, que nem sempre consegue dar conta do pagamento dos gastos extras com férias e ainda dos impostos. Para incentivar a quitação antecipada e contar com os recursos para investimentos mais cedo, é comum que as prefeituras e os estados ofereçam o IPTU e o IPVA com desconto.

Mas é na hora de pagar que surge a dúvida: vale a pena pagar à vista e aproveitar os preços mais baixos oferecidos? Para Luiz Dias, coach e CEO da Allanis Networks, a resposta depende da situação financeira do consumidor, mas costuma ser afirmativa.

Quando optar pelo IPVA com desconto

O IPVA com desconto tem alíquotas que variam de um estado para o outro. Em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, o desconto fica próximo aos 3%. Na Rio de Janeiro, o pagamento antecipado chega a oferecer um valor até 8% menor.

No caso de São Paulo, o consumidor que paga o imposto no valor de R$ 1 mil, por exemplo, teria um desconto de R$ 30. O valor pode parecer pequeno e tornar o parcelamento ainda mais atraente, mas nem sempre é assim. A conta que o consumidor deve fazer é o da rentabilidade que conseguiria caso o dinheiro ficasse aplicado.

Uma taxa de desconto de 3% é baixa quando o número é olhado de maneira isolada, mas a situação muda quando comparada àquela oferecida pela maioria dos investimentos em renda fixa. Para poder contar com o preço menor, a dica é preparar o orçamento com antecedência e separar o dinheiro necessário para o pagamento à vista.

Calcule se o desconto é maior que o rendimento que você conseguiria caso o dinheiro fosse aplicado. Foto: iStock, Getty Images

Calcule se o desconto é maior que o rendimento que você conseguiria caso o dinheiro fosse aplicado. Foto: iStock, Getty Images

O mesmo cálculo do desconto no IPVA

A mesma conta feita para saber se vale a pena optar pelo desconto no IPVA vale para o IPTU. Conforme explica Nelson Frederico de Sousa, professor de finanças do Ibmec-RJ, as prefeituras oferecem um desconto para pagamento em cota única que fica em torno dos 7%.

Para uma quitação que fosse feita em dez prestações, o economia seria de 1,65% ao mês, o que ainda é maior do que o rendimento oferecido pelos investimentos em renda fixa, que oferecem segurança ao investidor. Ou seja, também valeria a pena optar pelo desconto.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e pagar as suas contas com segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para pagar o IPVA com desconto? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito