Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando optar por parcela ou prazo menor na hora da compra

A- A+

Os empréstimos bancários são uma alternativa para quem deseja fazer novas compras, investir em seus sonhos ou mesmo pagar as dívidas que começaram a se acumular. Independente de qual for o motivo, a regra é uma só: é preciso pesquisar e entender quais são as melhores condições para o seu caso. Uma das dúvidas mais comuns é a escolha de uma parcela ou prazo menor de pagamento. Você sabe como decidir?

Para definir o número de parcelas e o valor a ser pago em cada uma delas, analise as suas contas. Foto: iStock, Getty Images

Prazo menor costuma ser a melhor opção, mas não em todos os casos. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo que a dúvida seja frequente, não há uma resposta exata para ela. Afinal, a escolha não depende apenas das opções oferecidas pelo credor, mas também dos limites que o seu orçamento impõe. É por isso que a principal dica do economista Matheus Gonzalez é agir de maneira conservadora.

“Em linhas gerais, na ótica de pessoa física, sempre deverá ser observado se realmente é necessário obter o empréstimo e, caso seja, tomá-lo somente no valor necessário e não cair na tentação de obter um total maior”, aconselha.

Também é importante analisar a modalidade de crédito a ser escolhida. A diferença entre os juros cobrados em uma e outra costuma ser significativa e pode fazer a diferença no seu bolso. Em geral, quanto maiores forem as garantias que o banco possui, menores são as taxas.

Parcela ou prazo menor: qual escolher?

Na maioria dos casos, a indicação é que o prazo seja o menor possível, para que a dívida seja liquidada em pouco tempo e o seu dinheiro não seja onerado com os juros. Mas, de acordo com Gonzalez, essa nem sempre é a melhor alternativa.

A estratégia pode ser a melhor, por exemplo, quando os seus gastos mensais não permitem o acréscimo de parcelas muito altas, que sejam quitadas em dois ou três meses.

O segredo é encontrar um equilíbrio entre um prazo que possa ser encaixado no orçamento e que, ao mesmo tempo, não aumente em excesso o valor da dívida durante o período previsto.

Monitore o seu CPF

Para conseguir as melhores condições de crédito, é importante manter o seu nome longe da lista de negativados. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian ou toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa.

O mesmo acontece ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Você também está na dúvida entre parcela ou prazo menor? Comente!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns