Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando não vale a pena economizar na construção

A- A+

Poupar é palavra de ordem para quem está prestes a inciar o projeto de uma casa. A busca por menores gastos é válida também quando o assunto é reforma. Afinal, o dinheiro é fruto de muito esforço. Mas há determinadas áreas em que não vale a pena economizar na construção. E a razão é simples de entender: em bom português, o barato pode sair caro no futuro.

Material para economizar na construção

Fique atento: nem sempre o material mais barato é o mais adequado para sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Onde economizar na construção está proibido

Se você pensa em economizar na construção, está tendo uma decisão racional. Mas não exagere: veja cinco áreas que não podem sofrer ajustes financeiros, sob pena de acabarem gerando problemas mais para a frente.

1. Projeto

Em primeiro lugar, é importante destacar que a contratação de um engenheiro ou arquiteto é obrigatória em qualquer obra. Ainda assim, muitos acreditam poupar ao desconsiderar o profissional. Vale lembrar que esse corte pode gerar multa ou problemas ainda mais graves, como danos à construção.

Nesse caso, o valor gasto para reparar o erro será bem maior. Isso sem falar na possível demora para a construção. Também é importante saber que o projeto já pode trazer uma ideia clara do preço da obra, o que reforça sua importância.

2. Acabamentos

A questão aqui não é esbanjar. Mesmo uma pessoa inexperiente em construção sabe que os acabamentos de qualidade e design arrojado custam caríssimo. Entretanto, nem sempre se deve escolher o mais barato. Um piso de qualidade, por exemplo, é um bom investimento. Vai durar mais e evitar gastos seguidos com a troca.

Nos ambientes onde a sujeira e umidade são recorrentes, também é interessante investir mais. É o caso da cozinha. Nessa peça, é importante escolher revestimentos duráveis e fáceis de limpar.

Colocar armários de qualidade, como os sob medida, também é importante. Apesar do gasto maior, vai evitar o troca-troca. É melhor pensar na vida útil do material, e não somente no preço.

3. Sustentabilidade

Materiais ecológicos e dispositivos que ajudam a reduzir o gasto de água e de energia elétrica podem ser mais caros no início, mas vão ajudá-lo a poupar bastante – o que faz valer a pena esse tipo de investimento. Além do mais, as boas práticas ambientais devem ser incentivadas não apenas pela economia que geram, mas por necessidade.

4. Mão de obra

Esse tipo de serviço não é barato. Por isso, é importante fazer diversos orçamentos, mas isso não significa que se deve escolher o mais barato. Mais do que preço, busque referências sobre o trabalho do pedreiro ou da empreiteira.

Quando encontrar um bom profissional, não economize tanto. Nada pode ser pior (e mais caro) que refazer um serviço errado. Já imaginou ter que derrubar paredes e fazer de novo?

Outra dica é combinar um valor único para o serviço (em vez de um pagamento semanal ou diário). Sai mais barato e evita procrastinação.

5. Parte interna

Há muitas coisas que você não vê, mas que fazem toda a diferença no dia a dia da sua casa. Material elétrico e hidráulico, por exemplo, são fundamentais. Ainda que não fiquem visíveis, é importante investir em itens de qualidade para evitar problemas mais à frente.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

E para você, em que partes da obra vale economizar na construção? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém