Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando é preciso tirar CPF para crianças

A- A+

Você sabia que não existe idade mínima para tirar CPF? Pais que tiverem interesse de fazer o filho ter desde cedo o número do Cadastro de Pessoas Físicas podem procurar a Receita Federal a qualquer momento para providenciar o documento.

De acordo com a órgão, o CPF é um banco de dados que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

O documento é obrigatório, por exemplo, a toda pessoa sujeita à apresentação de declaração de rendimentos e cujos rendimentos estejam sujeitos ao desconto do Imposto de Renda na fonte ou estejam obrigadas ao pagamento do imposto.

correios

CPF pode ser solicitado em agências dos Correios. Foto: Antonio Cruz, Agência Brasil

Sem necessidade de tirar CPF para crianças

O menor não é obrigado a tirar CPF. O único caso previsto pela Receita Federal em que o cidadão com menos de 18 anos deve ser cadastrado é para a pessoa física que tenha mais de  de 16 anos e que conste como dependente na declaração do Imposto de Renda. A norma do órgão foi atualizada em 2015. Até o ano passado, somente maiores de 18 anos que constavam como dependentes é que tinham a obrigação.

A importância do CPF

Mesmo não sendo um documento de posse obrigatória, o CPF tem importância fundamental no dia a dia. Ele é necessário para a maior parte das operações financeiras, como abertura de contas bancárias, por exemplo.

Ao ser emitido, um CPF gera um número de 11 algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digitação. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.

Onde fazer

É possível tirar CPF de várias formas. A mais tradicional é ir até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Nessa modalidade, o custo é de R$ 5,70. O documento pode ser tirado também nas representações diplomáticas brasileiras no exterior, sem custo, ou diretamente na Receita Federal, nesse caso, somente para não residentes no Brasil ou inscrição de pessoa já falecida.

Uma maneira mais recente para solicitar o documento é pela internet. O serviço, gratuito, deve ser realizado no site da Receita Federal. O usuário deverá preencher um formulário com dados pessoais. Ao final do processo será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF, que deve ser anotado ou impresso pelo cidadão.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para tirar cpf? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças