Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando e como desativar o mouse do notebook

A- A+

O touchpad é um dispositivo construído com células sensíveis ao toque e instalado em computadores portáteis para substituir o mouse e, por isso, também recebe esse nome. Mas a alta sensibilidade do aparelho pode colocar o andamento do seu trabalho em risco e, nesses casos, aprender como desativar o mouse do notebook pode ser necessário.

Homem mostra como desativar o mouse do notebook

Se o mouse atrapalha as suas atividades no notebook, a solução pode ser desativá-lo. Foto: Shutterstock

Como desativar o mouse do notebook

Desativar o mouse do notebook não é uma tarefa tão complicada quanto pode parecer. Alguns aparelhos, por exemplo, já possuem um botão de fácil acesso para que você mantenha essa função inativa nos momentos em que ela não for necessária. Observe o seu computador e o manual de instruções dele para encontrar orientações.

Se não houver como desativar o mouse do notebook através de um botão único, você pode fazer o desligamento através do sistema do dispositivo. Cada marca e modelo de computador possui um controlador próprio, que regula as funções básicas que fazem parte do aparelho e não são comuns a todos os usuários do mesmo sistema operacional.

Quando você localizar esse controlador, encontrará também as opções de configuração desse aparelho. Nessa seção, você deve encontrar um direcionamento para desligar os hardwares acoplados ao notebook.

Se esse caminho ainda não lhe der as configurações que procura, é válido desativar o mouse do notebook através do sistema operacional que está ativo no computador. Se o seu dispositivo funciona com Windows, acesse o Painel de Controle, no Menu Iniciar, clicando sobre a opção Configurações.

Com um duplo clique sobre a opção Sistemas, você encontrará uma lista de possibilidades. Entre elas, selecione Hardware e, na sequência, o Gerenciador de Dispositivos. Ao lado de Mouse e outros dispositivos, você deve encontrar o ícone +. Clique sobre ele e, então, selecione qual dos mouses você quer desativar.

Quando desativar o mouse

A escolha por desativar o mouse do notebook, geralmente, está diretamente relacionada com os erros acidentais causados por esse dispositivo embutido.

Quando você está digitando e toca sem querer sobre ele, pode acabar se perdendo no texto, o que atrapalha a concentração e aumenta o risco de cometer algum erro em documentos importantes.

Além disso, como é bastante sensível, um simples toque distraído no momento em que o cursor está por perto das opções Fechar ou Voltar pode ser suficiente para que você perca algo que estava construído há algum tempo.

Isso sem contar a falta de precisão na captação dos movimentos, que torna todo serviço mais lento e ainda dificulta a qualidade de desenhos e itens gráficos.

Se você não quer correr esse risco, é válido que aprenda como desativar o mouse do notebook e invista em uma opção de hardware externo. Empresas como a Leadership e a Microsoft contam com versões que mantêm a qualidade e o detalhamento nos movimentos com o dispositivo, sem perder a praticidade da ausência de fios que é característica do touchpad.

Você vai se interessar por:

Precisa de um mouse novo?

Se a sua ideia for comprar um mouse novo, é importante comparar as funcionalidades dos modelos, seus preços e também as condições de pagamento. O Vivo Compras é o canal perfeito para essa comparação, pois traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para teclado e mouse

Aprendeu como desativar o mouse do notebook? Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico