Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando é hora de contratar um síndico profissional

A- A+

O papel das empresas administradoras de condomínios já é bastante conhecido no Brasil. Serviços burocráticos que antes era realizados pelos próprios moradores, muitas vezes de forma improvisada, ganham em organização nessa espécie de terceirização. É com objetivo semelhante que desponta o serviço de síndico profissional. Conheça situações em que a sua contratação pode ser cogitada.

Um síndico precisa estar sempre controlando fornecedores e funcionários.

Conflitos entre moradores do condomínio podem ser intermediados pelo síndico. Foto: iStock, Getty Images

A vantagem do síndico profissional

O síndico profissional surge como uma alternativa ao residente no condomínio, pois muitas pessoas não têm disponibilidade de tempo para exercer a função. Além desse aspecto tão importante nos dias atuais, ele pode trazer outras vantagens.

Conforme Róger Silva, diretor de Condomínios da Auxiliadora Predial, o síndico profissional é um prestador de serviços com contrato firmado e, por isso, tem mais tempo para atender as demandas do condomínio e pode ser mais cobrado por resultados. “Além disso, já possui experiência na administração de condomínios e tende a ser imparcial nas decisões”, revela.

Um dos momentos em que é melhor ter um síndico profissional, conforme Silva, é quando o condomínio atravessa um período de conflito entre os moradores. “Também é interessante a contratação quando não há disponibilidade dos condôminos, sobretudo em condomínios de grande porte, onde é necessário um envolvimento maior e a presença constante”, esclarece.

Silva explica que, frente a um número muito grande de moradias, é preciso estar sempre controlando fornecedores e funcionários. Além disso, o atendimento a moradores toma muito tempo, isso sem considerar outras atribuições do posto. “Muitas vezes, por estar envolvido em várias atividades profissionais, o síndico morador não tem esse tempo”, lembra.

Você vai se interessar por:

Lei do condomínio: multa máxima por atraso é de 2%

Custo do condomínio deve fazer parte do orçamento

Vantagens e desvantagens das casas em condomínios

O que levar em consideração na escolha

Se você está pensando em contratar um síndico profissional para o seu condomínio, veja algumas dicas para acertar na escolha.

Credibilidade da empresa

Avalie se a empresa que irá disponibilizar o profissional é sólida e se conta com boa reputação. Isso é importante, pois a administradora de condomínios irá controlar o orçamento, as contas a pagar e a receber. É preciso estabelecer uma relação de confiança.

Currículo

Se você não tem referências sobre a empresa, descubra quem são seus clientes. Pelo porte e credibilidade deles, você terá uma ideia mais clara sobre a confiabilidade da empresa. Essas informações geralmente são disponibilizadas no site.

Estrutura

A estrutura física da administradora de condomínios é importante. Saber sobre suas instalações e equipe pode ajudar. É essencial possuir os serviços de assessoria jurídica e cobrança de inadimplentes. Afinal, qual condomínio não tem um impasse nessa área?

Tranquilidade para seu lar

Se você é uma pessoa preocupada com sua residência, fique tranquilo com os afazeres domésticos. Com o Vivo Multiassistência, você conta com eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiros sempre que precisar. Seu carro também fica protegido, com socorro mecânico e reboque.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou de conhecer mais sobre o síndico profissional? Deixe seu comentário.

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Julgando imóveis penhorados
Opção de pagar condomínio antes da entrega das chaves
Conversando sobre cobrança de condomínio atrasado
Mulher realiza permuta de imóveis