Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando contratar o serviço de despachante

A- A+

Documentos para regularizar, taxas a pagar, vistorias, assinatura com firma reconhecida em cartório. Não são poucos os cuidados necessários na hora de comprar, vender ou apenas regularizar um bem. Para quem tem pouco tempo disponível e horários nada flexíveis, dar conta de todos os detalhes não costuma ser fácil e pode exigir o auxílio de um despachante.

Ele é o profissional habilitado para  executar e acompanhar, em seu nome, a tramitação de documentos junto à órgãos públicos. Ou seja, você só precisa entrar em contato, informar suas necessidades e deixar que tudo seja resolvido de maneira mais simples, sem preocupações com termos e requerimentos que você não conhece.

Categorias de despachante

Mas nem todos os despachantes podem ajudar você em uma mesma situação. De modo geral, são três as categorias mais comuns: o aduaneiro, o de trânsito e ainda o documentalista. Conforme explica o despachante Silério Käfer, a diferença entre eles é o conhecimento próprio exigido para o desempenho de suas funções e a legislação específica obedecida.

O despachante aduaneiro é um profissional técnico habilitado junto a Receita Federal, com início como ajudante. Em nome de quem ele representa, pode fazer o despacho de bens ou mercadorias, incluindo bagagem, na importação e exportação.
No caso do de trânsito, Käfer explica que é exigido amplo conhecimento técnico, curso específico para atuação e credenciamento junto ao Detran. Sua principal função é encaminhar, acompanhar e finalizar serviços relacionados a veículos junto ao Centro de Registro de Veículos (CRVA).
Da mesma forma, o documentalista também atua a órgãos como o Detran e se confunde com as funções realizadas pelo despachante de trânsito, com a diferença de que também pode cuidar de documentos ligados a órgãos de outras áreas.
Ao contratar um despachante você permite que ele

Ao contratar despachante, você permite que ele execute serviços de regularização junto a órgãos públicos. Foto: Shutterstock

Despachante de trânsito é o mais comum

Responsável por representar o seu cliente juntos aos órgãos de trânsito, o despachante dessa modalidade costuma ser o mais procurado pelo público. O seu objetivo é oferecer ao cliente mais praticidade e rapidez para resolver pendências, destaca Käfer.

Mas, antes de contratar um profissional da área, verifique se ele é credenciado ao Detran do seu estado. Se estiver tudo certo, é só escolher o serviço que você precisa que seja executado. A lista é vasta e inclui opções como:

– Primeiro emplacamento de veículo

– Transferência de propriedade

– Alteração do endereço do veículo ou troca de município

– Inclusão ou liberação de restrição financeira

– Licenciamento de veículo

– Baixa do veículo.

Gostou das dicas sobre despachante? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro