Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba qual tinta escolher ao partir para a reforma de casa

A- A+

Você está decidido a dar uma nova cara ao seu lar, tem boas ideias para uma reforma de casa, mas não sabe bem qual tinta escolher. A dúvida é comum, já que o mercado oferece diversos tipos do produto, nos mais variados valores. Quer pintar com economia? Algumas dicas podem ajudar.

Homem trabalha na reforma da casa

Pintar a casa exige conhecer materiais e tintas para fazer escolhas adequadas. Foto: Shutterstock

Reforma de casa sem sustos

Na hora de reformar a casa, sempre falta alguma coisa e parece que a obra sempre leva mais tempo – e dinheiro – do que o previsto, não é mesmo? Mas não precisa ser sempre assim. Medidas simples e um pouco de conhecimento na hora de escolher e comprar produtos e até mesmo de preparar a reforma podem ajudar.

A primeira atitude é preparar o local: deixe todos os materiais à mão e proteja aquilo que não deve ser pintado por engano, como chão e móveis. Depois, comece a se informar sobre os tipos de tinta para cada ambiente e material para escolher adequadamente e evitar prejuízos. Veja as dicas:

Entrada de casa

Escolha para a entrada cores vivas e tintas para superfícies externas e internas, produtos que tenham alto rendimento e garantam uma boa cobertura e secagem rápida, resultando em beleza, resistência e durabilidade.

Se está na dúvida, lembre-se que sempre é possível contar com consultores para a escolha das cores, inclusive nas lojas em que comprar os produtos.

Tinta x ambiente

Nunca use uma tinta desenvolvida para locais secos em ambientes úmidos. Tintas utilizadas em peças da casa como quarto, sala, corredores, são diferentes daquelas a serem aplicadas em cozinhas e banheiros. O risco da aplicação inadequada é o de encontrar bolhas e logo descascar. Para áreas úmidas, prefira tinta acrílica ou epóxi, para as outras, látex PVA.

Tinta brilhante

A tinta com acabamento brilhante pode deixar o ambiente lindo e com aparência de limpeza, mas também pode destacar paredes com muitos defeitos, mesmo que você faça os procedimentos corretos de preparação da parede, como lavar, lixar, raspar, tirar o pó (vale para todas as tintas). O melhor para esses casos são as tintas acetinadas ou foscas.

Metal e madeira

Madeira e metal exigem tinta esmalte ou, no caso de ambientes úmidos, como banheiro, box e piscina, pode ser utilizada a epóxi.

Testar antes

Antes de comprar as tintas, mesmo que adequadas, seja feito um teste na parede e em cada ambiente da casa. Só então adquira a quantidade pretendida para a pintura total.

Consulte as bases

É importante que quartos e áreas pessoais tenham a cara de quem vive naquele local, especialmente nos quartos. Consulte os outros moradores, cônjuge, filhos, antes de fazer a escolha definitiva. Nos ambientes comuns, opte por cores neutras, que não precisam ser apagadas, mas que possam conviver bem com todos os gostos.

Limpeza

Especialistas indicam que a própria tinta já seja indicada, de fábrica, como de fácil limpeza, para manter não só o ambiente limpo, mas também as cores vivas por mais tempo.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para reforma de casa? Compartilhe!

almofadas para sofá
plantas para ter dentro de apartamento
parede de vidro
Trabalhando na reforma de casas antigas
Gostam de camas de casal baratas
Trabalhando na reforma de imóveis para a venda