Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba qual perfil profissional é o mais desejado em tempos de crise

A- A+

A crise que afeta o Brasil nos campos político e econômico gera impactos também na taxa de desemprego. Se mais pessoas disputam espaço no mercado de trabalho, se destacar para conseguir uma vaga torna-se ainda mais importante. E é nesse cenário que um perfil profissional costuma ser mais desejado pelos recrutadores. Será que você reúne as características necessárias?

Perfil-profissional-seudinheiro-istock

Profissionais comprometidos e flexíveis ganham espaço no mercado durante a crise. Foto: iStock, Getty Images

O perfil profissional em tempos de crise

De acordo com a coach profissional e associada da RH Talento, Maria do Carmo Tombesi Marini, especialmente em tempos de crise, as empresas precisam de profissionais comprometidos com resultados, criativos para buscar e encontrar soluções novas, além de serem flexíveis para adaptar-se a demandas de várias naturezas, com atitude positiva e capacidade de relacionamento.

A opinião é corroborada pela personal e profissional coach Talita Oliveira. De acordo com ela, o conhecimento técnico é importante, mas as características pessoais têm impactado, pois nenhum gestor quer um funcionário problema.

Segundo ela, algumas das características do perfil profissional buscado são: pessoas comprometidas, dinâmicas e que saibam trabalhar em equipe e sobre pressão.

Maria do Carmo destaca ainda que a flexibilidade sempre é importante, mas em tempos de crise é ainda mais valorizada. Para ela, os gestores devem valorizar esse atributo.

“Pessoas capazes de adaptar-se a novas realidades são importantes para as empresas, pois crises oferecem oportunidades de redirecionamento estratégico, além de novos modelos administrativos e gerenciais e possibilidades de gerar valor”, avalia.

Mas ela adverte que a sobrevivência no mercado deve acontecer em razão de características positivas, e não de sofrimento e aceitação de situações abusivas. “Certamente, bons gestores não submetem seus subordinados a situações constrangedoras e inaceitáveis”, diz.

Os diferentes perfis no mercado de trabalho

Conforme Maria do Carmo, é possível definir diferentes tipos de perfil profissional que caracterizam os trabalhadores. Isso acontece porque as pessoas são singulares, mesmo que tenham características semelhantes.

Ela diz que existem inúmeros testes para definir esses perfis. Os profissionais podem ser classificados segundo os tipos psicológicos de Jung (Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço fundador a psicologia analítica) que identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Cada uma delas pode ser experimentada de maneira extrovertida ou introvertida, o que fornece uma variedade ainda maior de perfis profissionais possíveis.

Dessa maneira, ao fazer um inventário de orientação de carreira, é possível determinar os grandes motivadores que um profissional possui, estabelecendo que tipo de carreira é mais adequada para seu perfil.

Outros testes mais simples ajudam a entender as características do profissional e podem ser feitos por profissionais da área de atuação, como coachs e consultores de carreira. “Sem dúvida, o autoconhecimento pode fazer um profissional escolher aquilo que lhe dá mais satisfação e motivação, consequentemente maiores possibilidade de sucesso”, finaliza Maria do Carmo.

Você vai se interessar por:

Conheça o Vivo Zuum

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Seu perfil profissional está adequado com a crise? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria