Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quais são as exigências para obter crédito bancário

A- A+

As opções de crédito bancário oferecidas são cada vez mais diversificadas e, em alguns casos, de fácil acesso à população. Mas isso não significa que não existam exigências por parte dos bancos para conceder o empréstimo solicitado.

Regras do crédito bancário

As regras para concessão de crédito bancário variam de acordo com a instituição e a modalidade solicitada. O limite pré-aprovado, por exemplo, está disponível sem que o cliente precise entregar qualquer documento. Afinal de contas, ele é estipulado de maneira prévia, a partir de uma análise do seu relacionamento com o banco. Por outro lado, os juros envolvidos costumam ser mais altos.

Já a solicitação de empréstimo pessoal, exige que você passe por uma avaliação mais detalhada, que vai considerar fatores como o seu histórico financeiro, renda, bens e dívidas. Como o processo é criterioso, as taxas tendem a diminuir quando comparadas a modalidades de crédito pré-aprovado.

“Na maioria das instituições, os documentos de praxe são o RG,  o CPF, que não pode ter restrições, um comprovante de residência em nome do cliente ou dos pais, com vencimento até 60 dias antecedendo a data da compra, além de comprovante de renda atualizado”, lista a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira,  Ana Paula Pavanatti. Ela lembra ainda que a parcela não deve comprometer mais que 30% da renda.

Mas a preocupação também deve ser com as condições oferecidas pelo banco. No contrato, deve estar especificado o Custo Efetivo Total (CET) que inclui, além do montante de juros, outras tarifas que fazem parte do empréstimo concedido.

Antes de fechar um contrato de crédito bancário, é importante avaliar as condições envolvidas. Foto: iStock, Getty Images

Antes de fechar um contrato de crédito bancário, é importante avaliar as condições envolvidas. Foto: iStock, Getty Images

Crédito bancário para imóvel

Quando o objetivo é conseguir crédito bancário para pagar o seu imóvel, o processo é semelhante, mas exige alguns documentos diferentes. Conforme explica Wagner Schuster, sócio-diretor da B&W Consultoria, é preciso apresentar o cadastro do proponente e também do possível avalista.

“Sempre levando em consideração questões como impedimentos e dívidas existentes e a comprovação de rendimentos, que deve ser de aproximadamente três vezes o valor médio da parcela do financiamento, lembrando que pode ser considerada a renda do casal para este cálculo”, destaca Schuster. O pedido de documentação costuma incluir ainda as negativas de débitos do cliente e do imóvel.

Tarifas em bônus

O crédito bancário é uma forma de conseguir o dinheiro que você precisa para realizar os seus sonhos, mas também envolve o pagamento de taxas. Uma forma de economizar com essas tarifas é fazendo a conversão em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para obter crédito bancário? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
como abrir uma franquia de alimentos