Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quais despesas pagar no cartão de crédito

A- A+

É provável que nem passe pela cabeça de muitas pessoas a possibilidade de pagar contas no cartão de crédito. Como o uso desta ferramenta gera uma tarifa, realmente é necessário tomar alguns cuidados, mas também se pode extrair o máximo de benefícios.

Boa parte dos usuários de cartões querem, antes de mais nada, acumular pontos para trocar por milhas de viagem. Porém há outros benefícios que podem ser usufruídos, como vales-presente, perfumes e até eletrodomésticos que podem ser trocados por sua pontuação.

Conforme dados do Moip, empresa de soluções em pagamentos, a cada dez transações via internet, sete são concluídas no cartão de crédito.

pagar

É importante verificar qual banco oferece tarifas menores para o cartão. Foto: iStock, by Getty Images

Dê preferência para pagar contas mais altas

Em função das tarifas pagas sobre cada operação realizada com o cartão de crédito, buscar milhas ou outras vantagens pode não compensar quando você paga despesas de menor valor. Para unir o útil ao agradável, prefira pagar despesas altas.

Pessoas que não têm dia certo de pagamento, como profissionais liberais, também costumam utilizar o cartão de crédito para não atrasar as contas. Mas é importante verificar qual banco oferece tarifas menores, para diminuir o valor do serviço ao pagar suas contas.

Pagar no cartão é para os disciplinados

Tudo bem que há vantagens no uso do cartão de crédito, mas pagar contas com essa ferramenta (assim como o uso, em geral) só é recomendado para pessoas disciplinadas. Isso porque, para não entrar em dívida, é preciso garantir o pagamento em dia.

Também porque não vale a pena fazer uma espécie de “caça às milhas”. Há contas de valores pequenos que não lhe dão a pontuação necessária e ainda se tornam mais cara em função das tarifas. E o objetivo não é esse.

Quando não tiver desconto, pague no cartão

Embora os órgãos de defesa do consumidor afirmem pagar no cartão dá o mesmo desconto que pagar à vista, o varejo encontra seus meios para simular essa situação. Via de regra, quando o valor à vista é aplicado ao cartão você paga, na verdade, juros embutidos.

Em outras palavras, se você percebe que, na verdade não há desconto à vista, essa é uma situação em que é melhor pagar no cartão. Se você traçar a sua estratégia para ganhar milhas e tiver disciplina suficiente para fazer da forma correta, também pode usar este recurso.

Mas o meio menos conhecido, por ser relativamente novo, e mais vantajoso até o momento são os cupons de descontos. Além de acumular pontos nos programas de recompensa dos cartões, você paga menos pelos produtos. Os sites de descontos, que começam a pipocar na web, têm um rede de lojas parcerias que oferecem descontos exclusivos para os clientes do site. Após se cadastrar em um desses sites, você pode usufruir dessas promoções.

Isso é possível por meio de um mecanismo de vendas. O site é, na verdade, um vendedor dos produtos da loja. Como está sempre vendendo, ele é comissionado e, em alguns casos, divide parte da comissão da venda com o cliente. Assim, quando o seu retorno atinge determinando valor, este dinheiro é depositado na sua conta. Se canalizar todas as suas compras para a web, você pode sair ganhando e ainda acumular as desejadas milhas.

Com o Vivo Descontos, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

Cartão de crédito com benefícios

O serviço de cartões de crédito da Vivo tem parceria com os bancos Santander e Itaú,e pode reverter as recargas em bônus de ligações para clientes Vivo Pré e Controle. Já os clientes Vivo Pós acumulam pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, o que acha? Deixe seu comentário.

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito