Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quais as formas de consultar o saldo do FGTS

A- A+

Está planejando comprar um imóvel ou se enquadra em outra categoria que pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) mas não sabe quanto tem disponível? Existem diversos meios de consulta do saldo do FGTS. Descubra quais são.

Saldo do FGTS: 4 meios para consulta

Conforme Silvinei Toffanin, diretor da empresa Direto Contabilidade, Gestão e  Consultoria, os principais meios para consulta do saldo do FGTS são:

1 – acesso pela internet no portal da Caixa Econômica Federal (com usuário e senha)

2 – via SMS por celular

3 – por e-mail

4 – correspondência enviada para a residência

Nos três primeiros casos, para verificar o saldo do FGTS é preciso fazer um cadastro no site da Caixa, mediante uma senha que pode ser obtida em qualquer agência. Para solicitar a senha, é preciso apresentar um documento de identificação.

seudinheiro-Saldo-do-FGTS

O FGTS não é descontado do salário, é um encargo que pesa somente para o empregador. Foto: iStock, by Getty Images

São válidos a carteira de identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo), carteira de trabalho ou certidão civil e número de inscrição no PIS/Pasep/NIT. É preciso também passar o endereço atualizado completo, incluindo CEP. Um dia após solicitar a senha, já é possível fazer o cadastro no site do banco.

Para Toffanin, o meio mais ágil de verificar o saldo do FGTS é SMS. “Este é o meio mais utilizado. A cada depósito efetuado pela empresa, vem a mensagem de confirmação no celular. Assim, o funcionário acompanha sem precisar acessar o site”, sustenta.

Saldo do FGTS: que tem direito?

A partir de 1988, todos os contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), dão direito ao trabalhador de acumular o saldo do FGTS – que é pago pelo empregador.

Você vai se interessar por:
Saque do FGTS de conta inativa é direito do titular
Saiba como fazer o saque do FGTS por doença
Saque do FGTS é um dos direitos de quem tem câncer

Trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, entre outros) também têm direito.

Já no caso do trabalhador doméstico, é opcional ao empregador recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado. A opção pelo recolhimento firma a sua obrigatoriedade enquanto durar o vínculo. Vale lembrar que o FGTS não é descontado do salário. É um encargo que pesa somente para o empregador.

Quando se pode sacar o FGTS?

O valor do FGTS pode ser sacado em diversas situações. Entre elas, demissão sem justa causa, rescisão de contrato por extinção da empresa, falecimento do empregador individual, aposentadoria, após completar 70 anos, trabalhador (ou dependente) portador de doenças graves como HIV ou câncer, ou ainda outras doenças, quando estiver em estágio terminal.

 

Gostou das dicas de saldo do FGTS? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho