Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba por que o novo CPF promete ser mais protegido contra fraudes

A- A+

O novo CPF, lançado no dia 1º de junho pela Receita Federal, promete tentar acabar com os constantes casos de fraude. Importante para diversas situações, com na realização de compras, por exemplo, o Cadastro de Pessoas Física armazena todas as informações do contribuinte,  por isso, é tão visado. Entenda como esse mecanismo pretende acabar com problemas dessa natureza.

O que mudou no novo CPF?

O novo comprovante agrega maior segurança ao processo de consulta, pois os novos dados, nele constantes, dão maior transparência à sociedade sobre a real situação cadastral do contribuinte perante o CPF – diminuindo, assim, os riscos de fraudes.

novo-cpf

É possível fazer confirmação de autenticidade pela internet e aplicativo. Foto: Arquivo Pessoal

4 principais novidades

Forma de consulta: o contribuinte deverá informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento.

Novas informações cadastrais do contribuinte: além do Nome e Situação Cadastral, o comprovante traz as seguintes novas informações: Data de Nascimento; Data da Inscrição no CPF, além do Ano de Óbito, se houver.

Consulta por meio do aplicativo Pessoa Física: além da consulta por intermédio do site da Receita Federal do Brasil (RFB) na internet, o novo comprovante poderá ser acessado por meio do app Pessoa Física disponível para dispositivos móveis. Ele está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Confirmação da autenticidade do novo comprovante: a autenticidade do novo comprovante e dos dados nele constantes podem ser confirmadas por meio do serviço Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral, disponível no site da Receita Federal, na internet.

Como funciona a confirmação da autenticidade?

Ao entrar no endereço eletrônico da Receita Federal, você precisa ir na aba de serviços e procurar os vinculados ao Cadastro de Pessoas Física. Lá, é possível acessar, diversas consultas, entre elas a confirmação de autenticidade. No entanto, antes de acessá-la, é preciso retirar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF.

Clicando nesse serviço, você terá de informar o número do seu CPF e sua data de nascimento. Vale ressaltar, que comprovante gerado não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do Cadastro, ele  limita-se a tão somente a comprovar a situação cadastral no CPF.

Informado esse dois dados, abrirá uma nova janela com o seu nome completo, sua situação cadastral (regular ou irregular),  a data da inscrição, o dígito verificador, a hora e data exata que a verificação foi feita, além de controle do comprovante. Com estas quatro últimas informações, você pode solicitar sua confirmação da autenticidade.

Você vai gostar de:
Como proteger meu CPF? Veja algumas dicas
É possível descobrir o número do CPF pelo nome?
Informar CPF falso é crime? Confira

Conheça o Vivo Alerta CPF

Agora que você já conhece as novidades do novo CPF, e como realizar a consulta de confirmação da sua autenticidade, que tal tomar ainda mais cuidados com esse documento tão importante? A Vivo, em parceria com a Serasa Experian, criou o Vivo Alerta CPF.

Com esse serviço inovador, clientes recebam notificações via SMS sempre que ocorrer uma alteração no status do seu CPF ou quando uma empresa consultá-lo. Além disso, você ainda recebe dicas sobre como se prevenir contra fraudes de identidade.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para novo CPF? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças