Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Microcrédito é opção para um novo negócio

A- A+

O microcrédito é uma modalidade de empréstimo que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de negócios de pequeno porte, que nem sempre encontram o incentivo necessário para se firmarem no mercado. Com menos burocracia, fica mais fácil obter o dinheiro para estruturar a empresa e aumentar o seu potencial de dar certo.

Ao mesmo tempo, a maioria das opções disponíveis não exige garantias para que a quantia seja emprestada. Não é à toa que Matheus Olimpio Lacerda Freitas, gerente de consultoria em finanças, entende que essa é uma alternativa altamente recomendável para quem deseja começar um novo negócio ou ainda dá os primeiros passos com o seu empreendimento.

Por que recorrer ao microcrédito

O principal motivo que torna o microcrédito atrativo é o que se chama de alavancagem financeira. Conforme explica Freitas, a partir do momento em que se obtém recursos de terceiros para financiar um empreendimento, o investidor tem a possibilidade de conseguir retorno sem depositar seus próprios recursos na organização.

“Ou seja, ele estará fazendo dinheiro com o dinheiro dos outros, o que torna o investimento mais barato, se pensarmos na ótica do empreendedor”, complementa ainda.

Assim, ele ainda dispõe do seu dinheiro para investir em outros projetos ou mesmo pensar em uma futura expansão. Do mesmo modo, a quantia ainda está disponível para fazer o capital de giro da empresa e evitar os financiamentos voltados a essa área, que costumam contar com juros mais altos.

Empreendedores tem optado por microcrédito

O microcrédito permite que a sua empresa saia do papel e passe a se estruturar. Foto: iStock,  Getty Images

Modalidades de microcrédito

Atualmente, são diversas as instituições financeiras que oferecem aos empreendedores soluções em microcrédito. Na hora de escolher, a dica de Freitas é dar preferência para aquelas que são subsidiadas pelo governo e costumam oferecer condições mais econômicas.

“Essas opções de financiamento subsidiadas possuem as menores taxas de juros do mercado, uma vez que o governo atua diretamente na redução dessas taxas, a fim de incentivar o empreendedorismo”, ressalta o especialista.

É o caso do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste(FCO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e ainda do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Caso o investidor não consiga aprovação junto a elas, ainda é possível recorrer aos bancos comerciais. O ideal é dar preferência para aqueles que já tenham tradição em empréstimos de microcrédito. Antes de escolher, avalie os juros aplicados e também o suporte oferecido.

Tarifas em bônus

Para quem utiliza os serviços bancários com frequência, os gastos com tarifas podem ser altos. Uma forma de economizar é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para utilizar o microcrédito? Compartilhe!

Pokémon Go
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como montar uma drograria
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como montar uma empresa de serigrafia