Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba por que é melhor pagar as contas antes do vencimento

A- A+

Pagar as contas em dia pode ser tarefa difícil quando as dívidas fazem parte da rotina e dificultam que o orçamento permaneça em equilíbrio. Mas, com algumas mudanças no modo como você gerencia e consome seus recursos, é bem possível que consiga realizar os pagamentos na data certa e aproveitar os benefícios.

Por que pagar as contas em dia

Não é preciso entender muito de economia para saber que pagar as contas antes do vencimento é a melhor opção para não precisar arcar com os juros e gastar dinheiro à toa. Ainda mais com as taxas de juros em alta, o educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar, destaca a importância de controlar a renda e achar uma maneira de separar o valor necessário para quitar as dívidas.

Se essa não é uma opção, então talvez esteja na hora de rever os seus gastos e adotar mudanças que permitam diminuir custos, fazer o pagamento das dívidas e voltar a operar em saldo positivo. Sem os juros para pagar, a tendência é que sobre dinheiro para manter as finanças em ordem.

Faça o controle das contas e organize o orçamento para pagá-las em dia. Foto: iStock, Getty Images

Faça o controle das contas e organize o orçamento para pagá-las em dia. Foto: iStock, Getty Images

Antecipe as contas parceladas

O Código de Defesa do Consumidor garante a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. Isso vale para qualquer tipo de parcelamento, seja a prestação do carro, a conta do condomínio, a mensalidade escolar o qualquer outra.

Se você tem o hábito de pagar suas contas desse modo, é importante estar consciente dos juros acrescidos, principalmente em caso de atraso. Quando você poupa e consegue juntar mais dinheiro, é possível parcelar em um número menor de vezes e garantir taxas mais atrativas, que caibam no seu bolso. Um exercício básico é somar qual é o valor mensal que você gasta com os juros. Esse pode ser um incentivo para economizar.

Contas do cartão de crédito em dia

Quando o assunto é o cartão de crédito, pagar a fatura antes que ela vença é ainda mais importante. Para quem não possui o valor disponível, uma opção que costuma ser atraente é o crédito rotativo. Mas é preciso cuidado, a solução não é tão simples quanto parece.

“A principal desvantagem é a alta taxa de juros que irá pagar por este serviço. Esta taxa só perde para aquela que será aplicada se você não pagar nem a parcela mínima na data de vencimento da fatura”, destaca o coach financeiro Silvio Bianchi, diretor do DSOP São José dos Campos. Ou seja, a melhor saída é não usar o cartão além do que a sua conta permite.

Monitore o seu CPF

Quer se manter infromado sobre as movimentações que envolvem o seu CPF? Quando as dívidas fazem parte da rotina, essa é uma boa saída. A Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre pagamento de contas? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns