Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a importância do código de segurança do cartão de crédito

A- A+

Você nunca se perguntou para o que servem aqueles números que, comumente, ficam no verso do seu cartão? Compostos por três ou quatro algarismos, eles correspondem ao código de segurança do cartão de crédito (CSC).

Como o próprio nome indica, seu objetivo é reduzir a incidência de fraudes e roubos de dados e informações dos usuários do chamado dinheiro de plástico.

seudinheiro-codigo-de-seguranca-do-cartao-de-credito

Código de segurança representa uma proteção extra para os seus dados. Foto: iStock, Getty Images

Código é aliado contra crimes financeiros

Com o desenvolvimento e a ampla utilização das tecnologias de segurança online, firewalls e encriptações, o roubo de dados de cartões de crédito on-line se tornou mais difícil. No entanto, o risco de ter as informações de seus cartões comprometidos numa transação off-line ainda é considerável.

Independentemente do espaço utilizado (seja ele virtual ou real), segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em detectar fraudes, o Brasil terminou 2014 na 5ª posição no ranking mundial de fraudes com cartão de crédito, atrás apenas de Estados Unidos, México, Emirados Árabes e Reino Unido.

Para se proteger, é importante redobrar as atenções. Os ladrões  normalmente, utilizam pequenos aparelhos escondidos dentro das máquinas de cobrança de cartões de crédito para ler e gravar os dados presente na sua tarja magnética. Um aparelho simples como esse pode armazenar milhares de números de cartões.

Na internet, o risco se mostra ainda maior, pois o verdadeiro dono do cartão pode levar meses para detectar as cobranças indevidas. A defesa mais eficaz contra esses golpes é mesmo o código de segurança do cartão de crédito, uma vez que ele nunca consegue ser gravado pelos aparelhos dos falsificadores.

Apesar de não ser uma solução completa para o problema, pois o código por ser anotado pelo criminoso em separado, o CSC apresenta mais um reforço de segurança para você e o lojista.

Você vai se interessar por:

Entenda quando são cobrados juros do cartão de crédito

Saiba como entrar em contato com sua administradora de cartão de crédito

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

Código de segurança do cartão de crédito no exterior

Além de CSC, os números também são chamados, aqui no Brasil, de código de verificação do cartão. Se você está planejando uma viagem com a família para o exterior, cartões de empresas internacionais podem utilizar códigos em locais distintos, maior ou menor números de algarismos ou mesmo nomenclaturas diferentes.

Ao realizar uma compra em sites que não sejam brasileiros, por exemplo, é importante ficar atento às denominações mais comuns, que são:

– Card Security Code (CSC)

– Card Verification Data (CVD)

– Card Verification Value (CVV or CVV2)

– Card Verification Value Code (CVVC)

– Card Verification Code (CVC ou CVC2)

– Verification Code (V-code ou V code)

– Card Code Verification (CCV)

– Signature Panel Code (SPC).

Vale lembrar que tanto em compras online nacionais, quanto no exterior, o código de segurança do cartão de crédito é usado como uma validação adicional para as transações em que o objeto não se encontra presente. É um número que não deve ser registrado ou guardado por vendedores, lojas online e sistemas de pagamento virtual.

Por outro lado, quando você for fazer uma compra pessoalmente, nunca forneça os números do seu código de segurança. Não há nenhuma necessidade do vendedor solicitar isso, pois existem outras maneiras de verificar que você é o titular do cartão, por exemplo.

Cartões de crédito Vivo

Você já possui o seu Cartão de Crédito Vivo? Com ele é possível aproveitar vantagens : bônus na recarga, compras nas Lojas Vivo, em até 12 vezes sem juros e acumular pontos no Vivo Valoriza. Contrate já o seu!

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de saber mais sobre o código de segurança do cartão de crédito? Deixe seu comentário.

quanto custa um seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet