Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que são bens de consumo e suas classificações

A- A+

Seja com uma ida ao supermercado ou com um olhar atento ao noticiário, não dá para não perceber que o país passa por um momento de dificuldades econômicas. A crise afetou o acesso ao crédito e os preços de diversos itens, combinação que favoreceu a retração no consumo das famílias, locomotiva do crescimento do país nos últimos 15 anos. Logo, com as compras em baixa, a queda no desempenho da economia foi inevitável. Mas você conhece essa indústria? O que são bens de consumo?

Os produtos dessas empresas estão no nosso dia a dia, mas muitas vezes não sabemos as definições da indústria de bens de consumo. A pasta que você escovou os dentes, o sapato que calça, o carro da garagem, todos são itens do segmento responsável por grande parte do desenvolvimento da economia brasileira.

seudinheiro-o-que-sao-bens-de-consumo

Com as compras em baixa, a queda no desempenho da economia foi inevitável. Foto: iStock, Getty Images

A indústria classifica em três subdivisões os itens produzidos: são os bens duráveis, não duráveis e semi-duráveis.

O que são bens de consumo

A classificação da indústria de bens de consumo obedece um critério de complexidade para a sua produção. Produtos duráveis são aqueles que podem ser utilizados pelo consumidor por um período de tempo grande, como veículos (carro, moto, caminhão), eletrônicos (televisão, computador) e eletrodomésticos (máquina de lavar roupa, fogão, liquidificador).

Os bens de consumo não duráveis se caracterizam pelo consumo imediato, como chocolates, bolachas, sorvetes, entre outros. Entre essas duas categorias estão os bens de consumo semi-duráveis, que podem ser usados por um período limitado devido ao seu desgaste mais acelerado, como roupas e sapatos.

Por fazerem parte de um mercado que conta com muitos concorrentes, as empresas desse setor precisam de capilaridade, para chegar ao público de forma eficiente, além de inovação constante, pois o padrão do consumidor sofre influência constante de diversos atores, que o fazem buscar novas opções para satisfazer o seu desejo.

Inflação dos bens de consumo

A alta no início do ano nas tarifas dos chamados “preços administrados”, como energia elétrica e combustíveis impactaram diretamente os bens de consumo, que aos poucos foram recebendo o repasse dos reajustes.

Luis Arjona, presidente da subsidiária brasileira do Nielsen, empresa que audita o desempenho da indústria e do varejo no consumo, relatou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que o “pior da inflação já aconteceu”, uma vez que os fabricantes já realizaram o repasse dos aumentos aos produtos.

“O pior da inflação já aconteceu. Eu não vi os fabricantes com os quais converso segurando preço. Pelo contrário: o que fizeram foi ter acelerado o repasse de preços, dentro de uma dinâmica em que o varejista tentava segurar, e eles têm esse embate”, avaliou.

Gostou das dicas sobre o que são bens de consumo? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito