Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que levar na carteira para reduzir prejuízos em assaltos

A- A+

Ninguém deseja ser assaltado, é claro. Mas a sensação de insegurança exige adotar comportamentos para minimizar riscos – e isso vale não apenas para evitar a ocorrência, como para reduzir os prejuízos caso ela se confirme. Nesse sentido, saber o que levar na carteira é informação essencial.

Não é apenas impressão sua: está mesmo difícil andar pelas ruas das grandes cidades. Apenas no Estado de São Paulo, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, foram cometidos em 2014 mais de 300 mil roubos, sendo 48,38% a transeuntes.

Documentos (48,32%), celulares (16,70%) e dinheiro (10,74%) foram os objetos mais furtados. Nesse cenário, adotar alguns cuidados e saber o que levar na carteira podem diminuir o prejuízo em assaltos.

Em dúvida sobre o que levar na carteira

Especialistas recomendam levar na carteira cópias de documentos e não originais. Foto: iStock, Getty Images

O que levar na carteira: veja 9 dicas

Para diminuir o risco de assaltos, ou tentar minimizar o prejuízo caso ele venha a acontecer, a Polícia Militar de São Paulo criou um Manual de Auto Proteção do Cidadão. Nele, são apresentados diversos cuidados, desde o que levar na carteira até como agir em caso de roubo.

Confira 9 medidas de segurança dadas pela corporação:

Olhe ao seu redor

Tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas.

Demonstre segurança

Aparente sempre calma, confiança e domínio do que está fazendo e de onde quer chegar. Evite demonstrar que está perdido ou procurando por algum endereço ou local.

Veja por onde anda

Evite passar por locais desertos ou pouco iluminados e não corte caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos e construções.

Cuide dos seus objetos

Mantenha todos seus objetos pessoais, como carteiras, pochetes, celulares, sacolas e bolsas, à frente de seu corpo.

Só carregue o necessário

Não carregue objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro se não for preciso. Caso necessário, procure guardá-los de modo seguro e discreto, de preferência em bolsos diferentes e siga diretamente para seu destino.

Além disso, ande com xerox do RG na carteira, não leve o seu título de eleitor no dia a dia e deixe o CPF em casa.

Prefira o cartão

Evite manusear ou efetuar pagamentos com notas altas, dê preferência ao cartão e ao cheque. Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas, como café e transporte, por exemplo.

Atenção ao caminhar

Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito. Se algum motorista o incomodar, mude de direção e ande em sentido contrário ao fluxo.

Projeta itens de valor

Computadores portáteis (notebooks, handhelds) devem ser transportados discretamente. Evite as típicas maletas para notebooks e esteja sempre atento. Contratar um seguro para esse tipo de equipamento pode ser uma boa alternativa.

Mantenha a calma

Caso você seja vítima de roubo, fique calmo e não faça movimentos bruscos. Evite gritar ou discutir. Seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor. Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia.

Você vai se interessar por:

Estacionamento é responsável por furto de bens? Descubra

Saiba como se prevenir de roubo de identidade

Entenda como funciona um seguro contra roubo do celular

Segurança para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório, bem como para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas.

Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Já sabe o que levar na carteira? Deixe seu comentário.

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro