Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que levar na bagagem de mão

A- A+

A escolha dos itens que serão levados na bagagem de mão em uma viagem longa funciona de forma semelhante à metáfora utilizada por Ryan – personagem interpretado por George Clooney no filme Amor sem escalas.

Viajando mais de 320 dias por ano, o personagem prega que “tudo o que cabe dentro de uma mochila é o que você precisa”. Pois essa filosofia pode ser levada a sério quando você for viajar. Carregar malas é pesado e desgastante, então você pode ter um descanso ao menos com a bagagem de mão.

bagagem-de-mao

Em viagem for internacional, deve-se primeiro consultar o sistema de bagagem. Foto: iStock, by Getty Images

Limite de bagagem de mão pode ter critérios diferentes

Em voos nacionais

Neste caso, a bagagem de mão não pode exceder 5 quilos, e a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 centímetros.

Objetos cortantes ou perfurantes como tesouras, canivetes, alicates de unha, saca-rolhas ou artefatos semelhantes não podem ser transportados a bordo. Entretanto, eles são permitidos na bagagem despachada.

Em voos internacionais

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), quando a viagem for internacional, deve-se primeiro consultar o sistema de bagagem aérea do país de destino, que pode ser por peça ou por peso.

Quando o limite é por peça, a soma das dimensões da bagagem de mão não pode ultrapassar 115 centímetros. O conteúdo deve ficar acomodado no compartimento de bagagens da aeronave ou sob o assento.

Já o sistema por peso varia, conforme a definição de cada empresa aérea, sendo que o volume deve ficar acomodado em locais específicos, da mesma forma que o sistema de peça.

info limites da bagagem

Bagagem de mão exige cuidado com líquidos

Antes de separar sua bagagem de mão, é importante pensar no que “não levar”. Conforme a Anac, todos os líquidos devem ser acondicionados em frascos de, no máximo, 100 mililitros, em embalagens transparentes e vedadas.

A capacidade máxima transportada é de um litro, em necessaire transparente, que não exceda o tamanho de 20 centímetros x 20 centímetros. Isso inclui gel, pasta, creme, aerossol e similares.  Mesmo passageiros de voos nacionais podem sofrer estas restrições, caso seu embarque seja realizado na área internacional.

Os itens que não podem ser transportados na bagagem de mão de viagens nacionais também são vetados em voos internacionais.

Toda regra tem suas exceções

Como o bom senso deve prevalecer, medicamentos com a devida prescrição, alimentos para bebês e dietas especiais podem ser transportados na quantidade necessária. Produtos adquiridos no sistema de free shop dentro do avião também podem exceder o peso, desde que estejam em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra visível.

Afinal, o que levar?

É aconselhável levar exatamente o que você vai usar durante as horas de voo mas, claro, com alguma prevenção.

Relógio

Se a viagem for internacional e com mudança de fuso horário, um relógio de pulso pode ser útil, ao menos enquanto estiver no avião.

Óculos escuros

Necessário em qualquer lugar. Dispensa apresentações.

Carregador de celular

Indispensável nos dias de hoje. Porém, dependendo do modelo, você poderá precisar de um adaptador de tomada para o padrão local.

Documentos

Assim como dinheiro (em moeda nacional ou estrangeira) e cartões de crédito, eles precisam estar com você o tempo todo.

Roupa

Se você vai para um destino com clima diferente, é bom levar uma roupa para usar assim que chegar, principalmente se for para o frio. Uma muda extra de roupa, para o caso de extravio de bagagem, também é ideal.

Gostou das dicas para bagagem de mão? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia