Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que levar em consideração antes de abrir conta em banco

A- A+

Você ainda possui pouca experiência com saldos, extratos e transferências e pensa em abrir conta em banco para gerenciar melhor o seu dinheiro? Parabéns! Esse é um passo importante rumo à independência financeira, mas é também um momento de muitas dúvidas. Veja alguns passos importantes a seguir.

abrir-conta

É importante estudar cada oferta com cuidado antes de abrir conta. Foto: Shutterstock

Veja dicas para abrir conta bancária

Tipo de conta

Foi-se o tempo que os bancos dividiam as opções entre abrir conta corrente ou conta-poupança. Hoje em dia, as contas correntes se subdividem em diversas modalidades: desde as universitárias até aquelas com limites altíssimos no cheque especial.

A escolha é muito particular mas, basicamente, é melhor que você opte por um pacote que esteja de acordo com seu salário. Um limite alto de cheque especial, por exemplo, pode trazer mais problemas do que soluções.

Tarifas

Atualmente, a maior parte dos bancos oferece opções para abrir conta com tarifas diferenciadas. É importante estudar cada oferta com cuidado, ler todas as cláusulas dos contratos e verificar onde terá mais benefícios. É importante avaliar quais os serviços que estão inclusos na tarifa mensal, e ainda os valores de serviços, como a transferência para outros bancos.

Escolha do banco

É importante avaliar também outras variáveis, como uma agência próxima da sua casa. Caso você goste de viajar, também é importante abrir conta em um banco de abrangência nacional, que conte com mais agências espalhadas pelo país.

Internet banking

Outro quesito essencial nos dias de hoje é o internet banking. É bom fazer um teste para verificar a segurança e facilidade de utilização dos recursos. Antes de abrir conta, vale também solicitar a opinião de amigos para avaliar qual o melhor serviço.

O que conferir?

Antes de assinar o contrato, é interessante conferir alguns itens como as condições para a inclusão do correntista no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF), informações sobre tarifas de serviços que não podem ser cobrados, saldo mínimo exigido para a manutenção da conta, informações sobre emissão de talões de cheques e necessidade de comunicar mudança de endereço por escrito.

Menores de idade

A partir dos 16 anos, já é possível abrir conta corrente. No caso de cliente emancipado, o procedimento pode ser feito somente pelo correntista. para os não emancipados, assim como para os menores de 16 anos, é exigida a presença de um responsável legal.

Documentos

Via de regra, é necessário levar um documento de identificação (como cédula de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira de identidade militar e, no caso de estrangeiros, RNE. É preciso apresentar também o CPF, comprovante de residência (conta de consumo) e comprovante de renda.

Bônus

Outra forma de aproveitar melhor os recursos do seu banco é utilizar, nas instituições credenciadas, o serviço Conta Bônus, da Vivo. Com ele, todo o valor pago na tarifa mensal é revertido para o seu celular em forma de bônus para falar mais. O serviço é disponível para clientes Vivo Pré, Pós e Controle.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de abrir conta? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma conta no banco