Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que fazer se ficar sem cartão de crédito no exterior

A- A+

Você planeja uma viagem internacional e prevê que irá fazer compras e pagar por elas eletronicamente, como sempre faz, com toda segurança. Mas, por alguma razão, percebe que está sem cartão de crédito no exterior. Melhor se prevenir, buscar informações e saber como proceder em uma situação dessas.

O que leva a ficar sem cartão de crédito no exterior

Ficar sem cartão de crédito no exterior é mais comum que se imagina e as causas são as mais diversas. Além de furtos e roubos, em alguns países, pode ocorrer de tentar fazer um saque e ver seu cartão sendo engolido pela máquina. Isso acontece em função do chip, já que em muitos locais é mais comum usar o cartão com tarja magnética.

Em outros casos, o bloqueio pode ocorrer por um descuido do próprio usuário. Alguns erram a senha e outros simplesmente esquecem de informar à operadora que irão viajar.

Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), por uma medida de segurança, o emissor não permite a compra fora do país sem autorização prévia.

Digita senha do cartão de crédito no exterior

Erro ao digitar senha é um dos motivos mais comuns para bloqueio do cartão de crédito. Foto: Shutterstock

Sem cartão? Veja o que fazer

1. Avise o emissor antes da viagem

Para não correr o risco de ficar sem cartão de crédito no exterior, avise a sua administradora antes de embarcar. Informe o período que estará fora e os locais que irá visitar. Além de garantir seu crédito, ainda há a possibilidade de aumentar o limite para compras e saques.

2. Escolha locais e horários adequados

Se pretende fazer saques, o melhor é procurar uma agência bancária em horário de funcionamento. Assim, se o seu cartão ficar retido na máquina, você pode solicitar o auxílio de um funcionário, sem passar por nenhum constrangimento ou desespero.

3. Leve dinheiro

O cartão é essencial para pagar por seus gastos no exterior, mas é bom levar uma quantia em dinheiro para alguma emergência. Mas tenha o cuidado de colocar as cédulas em local seguro, com uma doleira – aquelas bolsinhas que você carrega junto ao corpo sem ficar visível.

Como contatar a operadora

Em primeiro lugar, acesse o site de sua operadora de cartão. Geralmente, ali consta os telefones das centrais de atendimento no exterior, assim como dos bancos emissores. Um deles poderá atendê-lo. A primeira atitude é comunicar o ocorrido e cancelar ou bloquear o cartão. Geralmente, você consegue fazer um cartão rápido ou um saque emergencial.

A bandeira Mastercard, por exemplo, emite um novo cartão de um dia para o outro nos Estados Unidos. Nos demais países, leva até dois dias. Nesse caso, você também pode solicitar um adiantamento em dinheiro para os bancos conveniados à Western Union. O saque é liberado, geralmente, em até uma hora.

Em casos de roubo, furto ou perda, os cartões de débito pré-pagos podem ser reembolsados com facilidade. Basta ligar para a central de atendimento e solicitar o cancelamento.

Você vai se interessar por:

Inclua o percentual do IOF nas compras no exterior ao avaliar preços

Vai viajar? Descubra qual o limite de compras no exterior

Aprenda a estimar gastos com compras no exterior

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica sobre uso do cartão de crédito no exterior? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito