Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que fazer quando o seguro desemprego cai no sábado

A- A+

Todos os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito a receber um benefício em dinheiro durante os próximos meses. É uma forma de garantir seu sustento até encontrar um novo emprego. Mas o que acontece quando a parcela do seguro desemprego cai no sábado? É possível sacar o valor? Tire suas dúvidas sobre como proceder nesses casos.

Seguro desemprego cai no sábado: e agora?

Como o benefício é pago pela Caixa, quando o seguro desemprego cai no sábado, é possível fazer o saque nas agências do banco ou nos seus correspondentes bancários. Entretanto, é preciso ter o Cartão do Cidadão com senha cadastrada.

Mas o beneficiário deve ficar atento ao canal de pagamento. Quando se tem conta poupança na Caixa (013) ou conta Caixa Fácil (023), a parcela é creditada automaticamente em uma dessas contas. Dessa forma, é possível sacar mesmo quando o seguro desemprego cai no sábado.

seudinheiro-seguro-desemprego-cai-no-sabado

Benefício garante sustento do trabalhador desempregado até voltar ao mercado. Foto: iStock, Getty Images

Saque sem o Cartão do Cidadão

E quando o seguro desemprego cai no sábado e o beneficiário não possui o Cartão Cidadão? Nesse caso, a retirada só poderá ocorrer em dias úteis. O benefício pode ser sacado na Caixa também com o cartão de inscrição no PIS/PASEP/NIS.

É preciso apresentar ainda um documento de identificação, como a carteira de identidade, carteira de identidade profissional (Corecon, Crea, OAB, CRM, entre outras) ou o modelo novo da CNH.

Cartão do Cidadão: como fazer

O Cartão do Cidadão é um cartão magnético, criado para automatizar o sistema de pagamento dos benefícios sociais do governo. A vantagem é que pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa.

Ele pode ser solicitado de forma gratuita pelo cidadão, diretamente nas agências da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para agilizar o atendimento, deve-se ter em mãos o número de cadastro NIS.

Você vai se interessar por:

Suspensão, cancelamento e retomada do seguro-desemprego: entenda

Seguro defeso, seguro-desemprego e abono salarial: entenda o que muda

Como saber a data de pagamento

A primeira parcela do seguro desemprego é liberada 30 dias após o requerimento do benefício. As demais são depositadas mensalmente, contando a partir da primeira. Isso significa que, se você recebeu a primeira no dia 15, receberá a segunda no dia 15 do mês seguinte e, assim, até o final do parcelamento.

Conforme a legislação brasileira, o beneficiário que conseguir um novo trabalho durante o período de segurado, perde o direito ao benefício. O novo vínculo empregatício deve ser comunicado ao Ministério de Trabalho ou à Caixa. Caso receba uma parcela do seguro desemprego indevidamente, é melhor não sacar, pois terá que devolvê-la.

 

Tirou suas dúvidas sobre o que fazer quando o seguro desemprego cai no sábado? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
o que são benefícios assistenciais
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho