Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que fazer quando acaba a conta universitária

A- A+

A faculdade acabou e, com ela, os benefícios financeiros da conta universitária também. Então chegou a hora de saber escolher a melhor conta e como lidar com as tarifas que virão daqui pra frente.

Como estender a conta universitária

Se você ainda não se formou, está em tempo de estender o máximo possível os benefícios da sua conta universitária. Isso porque essa modalidade de conta pode ser prolongada em até três anos, dependendo do banco, após a conclusão do curso. Vale a migrar para outro banco para aproveitar os descontos, se for o caso.

conta-universitaria

É possível negociar tarifas bancárias que reduzirão seus gastos com o banco. Foto: iStock, by Getty Images

É importante saber que o fim da graduação não é, necessariamente, o fim da sua conta universitária. Geralmente as instituições bancárias também permitem que estudantes de pós-graduação sejam enquadrados nesse estilo de conta. Se você tem planos de prosseguir com seus estudos logo após a formatura, essa é uma alternativa excelente.

Conta corrente com tarifas de conta universitária

Hoje em dia é possível negociar tarifas bancárias que reduzirão seus gastos com o banco, atingindo patamares semelhantes ao do uma conta universitária, mesmo em contas correntes comuns. Veja algumas opções.

Serviços essenciais

A economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), alerta que desde 2013 os bancos são obrigados a oferecer os chamados pacotes de serviços essenciais.

É claro que, se você quer um limite alto de cheque especial e cartão de crédito, quer fazer muitas movimentações como saques e transferências, ou ainda a emissão de muitas folhas de cheque, não pode querer pagar um valor reduzido como o de uma conta universitária. Se você faz poucas operações mensais, pode procurar essa opção.

serviços banco

Conta digital

Outra alternativa é a conta digital, onde não é cobrada tarifa nas principais operações, porém o usuário só pode realizar operações por meio de caixas de eletrônicos e internet banking. É importante saber que todos os bancos são obrigados a autorizar, gratuitamente, um pacote mensal de quatro saques, dois extratos do mês anterior, 12 folhas de cheque e seis transferências.

A conta-salário

Essa modalidade de conta é isenta de tarifas, porém só pode ser aberta pelo empregador, com a finalidade de depositar o salário. Ela pode ser aberta inclusive em nome de clientes endividados e é utilizada para depósito de salários, aposentadorias, pensões e 13º salário.

Conta Bônus

Se você pesquisou e considera mais viável manter suas tarifas bancárias atuais, para viabilizar os serviços de limite de crédito adequado ao seu perfil, uma boa opção é usar a Conta Bônus, da Vivo. Com essa ferramenta, o valor que você paga de tarifa bancária pode ser revertido e, bônus para você fazer ligações.

Ao todo, a Vivo conta com sete bancos parceiros, sem contar nos diversos cartões de créditos aptos a fazer a conversão. Em até dez dias úteis após o débito da sua tarifa, os bônus são repassados para o cliente.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para conta universitária? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
melhores universidades do brasil
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como conseguir desconto em faculdade particular