Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que fazer para controlar as despesas

A- A+

Perdeu o controle das despesas? Passa o dia ansioso, pensando em como sair dessa situação e ainda perde o sono à noite, em busca de solução? Cuidado. Seu diagnóstico pode ser uma crise financeira aguda, que pode ser causada pela má educação financeira.

Mas não se preocupe, você não está só. Dados mostram que este é um problema comum entre os brasileiros. O SPC Brasil divulgou, em janeiro, uma pesquisa onde 37% dos entrevistados não se consideram organizados financeiramente e 69% admitem ter dificuldades em controlar suas despesas, investimentos e em manter o orçamento equilibrado.

Organização é essencial para evitar despesas 

A solução para acabar com este grave problema é uma só: organização. Mapear seus gastos e retomar o controle desta situação de gastos, o que pode ser feito por meio de planilhas eletrônicas ou em um caderno destinado à finanças, são medidas  necessárias que ajudam no controle de despesas.

despesas

Organização e conhecimento sobre finanças são essenciais para sair da crise financeira. Foto: iStock, by Getty Image

 

Mas, se você é daquelas pessoas que não se importam com finanças e dinheiro gasto, sua saúde financeira pode estar correndo riscos. Especialistas em finanças são unânimes ao afirmar que é preciso anotar e registrar  absolutamente tudo o que se gasta, sobretudo quando se está no vermelho. Esta medida permite a identificação de despesas, o que facilita a solução do problema.

Por exemplo, o corte de algumas atividades do dia a dia pode fazer a diferença na contenção de gastos. Aquele café que você toma na rua, o jantar no restaurante badalado (ou mesmo no mais simples), a cervejinha no happy hour com os amigos, os brinquedos que você compra para o seu filho, o salão de beleza ou o futebol de sábado são despesas que podem consumir uma boa fatia de seu salário.

Saiba como mapear as despesas

O primeiro passo, como já foi dito, é anotar tudo. Quanto mais organizada estiver a sua o planilha, melhor. O formato ideal é aquele onde você consegue visualizar quais as despesas que podem ser eliminadas, para que suas contas possam respirar sem a ajuda de aparelhos.

Feito isso, o segundo passo é procurar seus credores para renegociar suas dívidas. Mesmo sem previsão de pagamento, é preciso ter um somatório do que se deve. Além disso, você pode conseguir excelentes negociações. Mas cabe lembrar que as contas com maiores juros devem ser priorizadas.

Descubra como fazer a planilha ideal

Modo manual

Pegue papel e caneta e divida suas despesas por categoria, como contas fixas, educação dos filhos, alimentação, entre outros.

No computador ou no celular

Há uma série de planilhas disponibilizadas na web e para dispositivos móveis, especificamente para organizar seu orçamento.

O Minhas Economias está disponível para smartphones e possui uma versão mais completa para computadores. A versão para celulares possibilita o gerenciamento das contas a partir da inclusão de gastos diários e ganhos. Pelo site, o usuário também consegue fazer orçamentos que ajudam a saber para onde o dinheiro está indo e a evitar despesas desnecessárias.

Automatizar as despesas em categorias evitando que o usuário gaste tempo classificando os gastos é o diferencial do aplicativo Guia Bolso. Para funcionar corretamente, o aplicativo precisa estar vinculado a uma conta bancária para puxar as informações das despesas (saques, pagamento com impostos, compras, débitos automáticos).

O Yupee é outro aplicativo de gerenciamento financeiro. Disponível gratuitamente, ele pode ser usado no computador ou baixado no celular e é fácil de ser administrado. Cada gasto diário deve ser anotado diretamente no aplicativo e ele faz o resto do trabalho, incluindo as despesas automaticamente em uma planilha de gasto mensal.

Você pode também acessar as planilhas oferecidas aqui, no Vivo Seu Dinheiro.

Finanças pessoais

O Vivo Finanças Pessoais ajuda você a poupar, investir e gastar o seu dinheiro da melhor maneira. Você recebe por SMS dicas atualizadas de finanças pessoais, e ainda pode testar seus conhecimentos com um quiz sobre os temas dessas dicas e pode obter mais detalhes sobre cada conteúdo.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para controlar as despesas? Deixe seu comentário.

vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
inteligência financeira para vencer na vida
melhor forma de economizar
como lidar com a ganância
índice de confiança do empresário do comércio