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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que fazer em caso de cheque roubado

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A situação é desagradável, mas é bom estar preparado: em caso de cheque roubado, já pensou quais são as providências a tomar? Abaixo, veja passo a passo como contornar esse problema com o mínimo de dificuldade.

Cheque roubado: como resolver a situação

Caso você tenha sido furtado ou roubado e verifique a falta de uma folha de cheque em branco ou mesmo de um cheque que tenha sido emitido, a primeira coisa a fazer é registrar uma ocorrência na polícia. Isso porque a segunda medida a tomar será providenciar a sustação do cheque – e o banco vai solicitar o boletim dessa ocorrência.

A sustação irá ser registrada segundo o motivo. Folha roubada e sustada corresponde a motivo 20. Cheque roubado e sustado, motivo 28. De acordo com o caso, o banco fica proibido de fornecer qualquer informação ao portador, e o correntista fica liberado do pagamento de taxas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

cheque roubado

Cheque roubado exige algumas providências. Foto: iStock, Getty Images

A medida é necessária para o caso de ser incluído indevidamente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), referente à tarifa pelo serviço de exclusão do nome. O Banco Central informa que mesmo assim é possível que o banco cobre tarifa pela sustação do cheque. O valor deve consta na da tabela de serviços prioritários de cada instituição.

Como sustar o cheque roubado

De acordo com a Febraban, as despesas de registro e de controle do cancelamento ou sustação dos cheques roubados, furtados ou extraviados são de responsabilidade do correntista, que vai ter e troca a garantia do banco de acolher esses cheques. Essa tarifa é cobrada uma única vez.

Você deve fazer a solicitação de sustação mesmo que em caráter provisório, mediante qualquer meio de comunicação. Depois será preciso confirmá-la até o encerramento do expediente ao público do segundo dia útil seguinte ao do registro, excluído o próprio dia do comunicado. Não seguindo esse prazo a comunicação é considerada inexistente.

A Serasa oferece um serviço gratuito ao consumidor de registro de extravio de folhas de cheques e documentos. É possível registrar documentos como RG, Carteira de Trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor pela internet.

Mesmo que você já tenha tido um documento extraviado no passado, é possível usar o serviço, que também pode ser acessado pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, a qual funciona todos os dias, das 8h às 20h.

De acordo com a entidade, a partir da inclusão dos dados, essas informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país e os documentos permanecem com um alerta provisório de dez dias úteis.

Se o consumidor quiser que ele fique nesse banco de dados indeterminadamente é necessário enviar nesse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal. Cheques permanecem com alerta por três dias úteis, tempo suficiente para providenciar a sustação.

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Seu nome protegido

Você já conhece o Vivo Alerta CPF? Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

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