Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é um fundo de ações e como investir

A- A+

O mercado de renda variável oferece diversas alternativas ao investidor, mas também exige cuidado com os riscos, especialmente para aqueles que iniciam no universo das aplicações. Para ganhar maior segurança e simplificar o processo, uma opção é recorrer a um fundo de ações.

Ele funciona como uma espécie de terceirização da aplicação. Ou seja, você compra cotas de um fundo de investimento e, na prática, as negociações ficam a cargo do banco ou corretora responsável pela administração.

Fundo de ações: como funciona

Os fundos funcionam como um condomínio, em que diversos investidores aplicam seus dinheiro para adquirir cotasNesse modelo, como o próprio nome já sugere, a carteira de ativos fica concentrada na área de ações.

Negociados na Bolsa de Valores, são duas as opções mais comuns: os fundos passivos e os de dividendos. No primeiro caso, o objetivo é ficar o mais próximo possível de um índice específico, como é o caso do Ibovespa, o mais conhecido de todos. O maior desafio é prever as variações do mercado.

No segundo, mais previsível, o investimento ocorre em ações de empresas que já são reconhecidas por pagar regularmente parcelas do lucros aos seus acionistas. Para ter mais chances de fazer um bom negócio, a dica é pesquisar o desempenho do fundo ao longo dos últimos anos e perceber como ele foi afetado.

Ao investir em um fundo de ações, você não precisa se preocupar com o lado administrativo, cuidado por um especializado. Foto: iStock, Getty Images

Investir em um fundo de ações não é garantia de retorno. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do fundo de ações

A principal vantagem de se investir em um fundo de ações é a diversificação dos investimentos, que permite menor exposição os riscos. Ao mesmo tempo, você conta com um gestor profissional para encontrar as melhores oportunidades e compor a carteira ideal.

Essa característica é especialmente interessante paras investidores iniciantes e com pouco tempo disponível, que teriam resultados menos eficientes se tivessem que planejar todas as aplicações por conta própria.

A tributação é outra característica vantajosa do fundo de ações. Nesse tipo de aplicação, o investidor só recolhe o Imposto de Renda no resgate da sua cota. Outro ponto positivo é ainda a liquidez oferecida, que costuma ser diária.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para investir em um fundo de ações? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito