Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é home broker e suas vantagens para investir em ações

A- A+

A internet surgiu para simplificar operações em diversos segmentos da vida e, no ramo dos investimentos, não é diferente. Você sabe o que é home broker? Essa plataforma virtual surgiu para tornar a compra e venda de ações mais prática e fácil.

Em um passado recente, quando você desejava aplicar na Bolsa de Valores, precisava do auxílio de um operador, que se utilizava de um processo praticamente manual. Hoje, graças ao home broker, há mais facilidade. Conheça a seguir mais sobre a ferramenta e descubra como ela pode auxiliar seu investimento.

Entender o que é home broker ajuda o investidor

É no home broker que são negociadas as operações da Bolsa de Valores. Foto: iStock, Getty Images

O que é home broker?

Mas, afinal, o que é home broker? De maneira simples, o fundador do site General Investidor, Bruno Papi, define o software como uma uma plataforma virtual onde são negociadas todas as operações da Bolsa de Valores.

Originário dos Estados Unidos, a partir de uma da maiores corretoras independentes do país, o home broker se popularizou e, no Brasil, passou a ser utilizado no início dos anos 2000 pela Ágora Corretora, posteriormente, comprada pelo Bradesco.

Atualmente, a maioria das corretoras utiliza o software para negociar diretamente no mercado de ações. “Para utilizá-lo, você precisa ter cadastro em uma corretora de valores que disponibilza o acesso a essa plataforma virtual ou, então, via telefone, onde um operador enviará os comandos que você requisitar para o home broker”, explica Papi.

Principais vantagens do home broker

Um dos principais motivos da praticidade da plataforma está na sua linguagem, pois os seus comandos são muito simples. Até por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de operá-los, conforme adverte Papi.

O investidor deve prestar muita atenção nos comandos que enviar para não se confundir e comprar um ativo ao invés de vendê-lo, e vice-versa”, completa.

De acordo com Papi, caso se confunda, a corretora costuma de abster do problema e pode deixá-lo com prejuízos financeiros consideráveis por conta de um pequeno erro.

Ainda segundo o especialista, algumas corretoras ajudam a encontrar esses comandos por meio de busca no home broker. Como exemplo, ele dá a Petrobras: ao operar, não se digita o nome da empresa, mas o código da ação. “Pode ser PETR4 (ação preferencial sem direito a votos na empresa) ou PETR3 (ação ordinária com direito a votos na empresa)”, exemplifica.

A plataforma possui comandos simples para informar o código do ativo que se quer negociar, a quantidade, o preço de compra ou venda e um botão de executar a ação.

Algumas plataformas são mais completas (e complexas), podendo apresentar gráficos, comandos de vender ou compras em preços programados e alertas em caso de execução das ordens via celular ou e-mail. Tudo depende da corretora de valores e não há uma padronização.

Além das vantagens citadas do home broker, por ser um mecanismo moderno e automatizado, a plataforma virtual de compra e venda de ações permitiu que o custo para realização das operações fosse reduzido.

Se você quer ser um investidor de sucesso e aumentar ainda mais o seu capital, pode precisar de um home broker. Por isso, contate a sua corretora e busque mais informações sobre o software que ela oferece.

Você vai se interessar por:

Entenda como funciona a Bolsa de Valores antes de investir em ações

Bolsa de valores: entenda o que são ações ordinárias

Day trade pode ajudar você a lucrar mais na Bolsa

Cartões de crédito com benefícios

Agora que já sabe o que é home broker, se você gosta de comprar com praticidade e segurança para administrar os seus lucros, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 vezes sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de saber o que é home broker? Compartilhe as dicas!

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito