Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é e como funciona o login e-CAC

A- A+

O mundo virtual trouxe muitas facilidades, incluindo serviços para os quais antes você precisava de um contador ou de longas horas na fila da Receita Federal. Agora, com o login e-CAC, você pode utilizar os serviços do portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Para que serve o login e-CAC?

Após gerar o login e-CAC, o contribuinte tem acesso a diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, como a verificação de eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda, cópia de declarações, retificação de pagamentos, parcelamento de débitos, pesquisa da situação fiscal e impressão do comprovante de inscrição no CPF.

Como gerar o login e-CAC?

Para gerar o login e-CAC, que é o código de acesso ao sistema da Receita Federal, é preciso acessar a página do órgão.

seudinheiro-login-ecac

O login e-CAC é válido por dois anos. Foto: iStock, Getty Images

Em seguida, digite os dados solicitados (CPF e data de nascimento), depois clique em “avançar”. Nessa etapa, você irá digitar novamente os dados solicitados, entre eles os números dos recibos do Imposto de Renda (excluindo os dois últimos algarismos).

Em seguida, leia as instruções para gerar a senha – que deve ter de 8 a 15 caracteres, entre números e letras, maiúsculas e minúsculas. Após a criação da senha, basta clicar em “gerar código”.

O login e-CAC é válido por dois anos, porém você pode gerar um novo a qualquer momento, inclusive enquanto o seu código atual ainda está válido. A geração de um novo código pode ser uma boa opção quando se esquece a senha, por exemplo.

Você vai se interessar por:
Retificação do Imposto de Renda: veja como acompanhar declaração
Caiu na malha fina? Veja como regularizar sua situação com a Receita
Calendário de restituição 2015: é possível descobrir data do pagamento?

Para gerar um novo login e-CAC, você deve seguir os mesmos passos do primeiro registro. Entretanto, na finalização do procedimento, aparecerá uma mensagem avisando que já existe um código gerado para este contribuinte e quem ao gerar um novo, você revoga em definitivo o código anterior. Basta aceitar e continuar. Caso não conclua a operação, o código anterior continuará válido.

Para contribuintes que ainda não apresentam declaração ou que constam como dependentes na declaração de terceiros, não serão exigidos os números dos recibos das declarações de Imposto de Renda.

Outras utilidades do portal

É importante lembrar que nem todos os serviços estão disponíveis para acesso apenas com o código. Alguns deles só podem ser acessados por usuários do Certificado Digital. Além disso, no portal e-CAC, o contribuinte também tem acesso à caixa postal eletrônica.

Assim, se pode acessar avisos gerados pela Receita Federal ou receber intimações de forma eletrônica, caso opte pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE).

Monitore seu CPF

Acompanhar a situação fiscal é sempre importante. Com o Vivo Alerta CPF, você pode monitorar seu CPF 24 horas. O serviço, em parceria com o Serasa Experian, envia mensagens de SMS sempre que seu cadastro for consultado, alterado ou quando você estiver prestes a ser negativado.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de login e-CAC? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças