Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é déficit público e se questão preocupa no Brasil

A- A+

O déficit público é um dos principais fatores que influencia a economia e, consequentemente, a inflação de um país. Ele nada mais é do que quando um governo gasta mais do que arrecada, afetando o orçamento governamental, sua política fiscal e investimentos e até a imagem do país perante o mercado internacional.

O valor do déficit público é expresso em percentagem sobre o PIB do país, permitindo a comparação entre países e a avaliação do excesso de despesa de cada país em relação ao valor da produção.

Fatores que influenciam no cálculo do déficit público

De modo simples, o déficit público representa um desequilíbrio entre as despesas e a arrecadação com tributos, apontando falhas no processo orçamentário de um governo. Mas esse cálculo é influenciado por uma série de fatores econômicos e políticos.

seudinheiro-deficit-publico

Entre algumas questões determinantes para que um governo chegue ao déficit estão: os métodos de financiamentos utilizados; histórico de déficits anteriores; impacto das dívidas interna e externa; necessidade de emissão de moeda; e o efeito da inflação sobre a receita e os gastos do governo e ainda sobre as variações nas taxas de juros.

Tipos de déficit público

Existem três conceitos diferentes derivados do déficit público: o déficit primário, o déficit operacional e o déficit nominal. O déficit primário considera a apuração entre despesas e receitas, não levando em conta o cálculo dos juros e da correção monetária.

Você vai se interessar por:
Como resultado da balança comercial afeta a economia
Entenda a situação da economia brasileira com ajuda de três gráficos
Entenda o que é superávit primário e de que forma isso afeta seu bolso
Teste: você fala economês?
Saiba como os juros em alta afetam suas contas

O déficit operacional leva em consideração a apuração entre as despesas e as receitas do governo além dos juros, desconsiderando a correção monetária. O déficit nominal leva em consideração todos os fatores e é o que melhor reflete a necessidade de captação de recursos pelo governo junto ao setor financeiro.

Como o déficit público afeta a vida do consumidor

De acordo com a Constituição Federal, as contas do governo não podem fechar o exercício financeiro deficitárias. Para evitar então o déficit público, o governo é obrigado a recorrer a operações de crédito, como antecipação de receitas, e operações em mercado aberto, por meio de venda de títulos públicos.

O resultado dessas ações e do desequilíbrio nas contas do governo é um impacto negativo na economia de um país, com o aumento da inflação. O déficit público afeta diretamente a capacidade de investimento da iniciativa privada, reduz a produção de bens e serviços e o nível geral de emprego. Ele diminui ainda a capacidade de compra do consumidor graças ao aumento de preços gerais.

Outra conseqüência negativa é o aumento da carga tributária e a criação de políticas fiscais, monetárias e públicas para frear o déficit, como aumento de juros, por exemplo. Se, por um lado, essas medidas reduzem o déficit, por outro limitam o crescimento econômico do país.

Déficit público no Brasil

O atual governo brasileiro tem tomado uma série de medidas de ajustes fiscais para controlar o crescente déficit público. Entre essas medidas estão políticas econômicas que envolvem o crédito subsidiado e a desoneração fiscal.

A busca de parcerias entre o governo e o setor privado também tem tentado contornar a diminuição da taxa de crescimento decorrente do desequilíbrio orçamentário.

Gostou das dicas de déficit público? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito