Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é Darf nas modalidades simples e comum

A- A+

Se você é daqueles que sempre procura estar em dia com suas obrigações fiscais, já deve ter ouvido falar, ou tem uma noção sobre o que é Darf, não é mesmo? Instituído pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais serve para facilitar o pagamento de tributos embutidos em operações.

Por meio dele, o contribuinte pode unificar a quitação de impostos, tributos, taxas e contribuições, tudo em uma só guia. Acompanhando essa praticidade, o documento também pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas e possui dois tipos: o simples e o comum. Saiba o que significa cada um deles.

O que é Darf

Darf facilita o pagamento de tributos ao reunir todos eles em uma só guia. Foto: iStock, Getty Images

O que é Darf Simples?

O Darf Simples é um modelo que entrou em desuso devido à implementação do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que surgiu a partir da Lei Complementar 139, de 2011.

Até então, o Darf Simples era usado por pessoas físicas para o pagamento de seus tributos unificados, por meio de uma só guia. Entre as taxas e valores compreendidos por esse tipo de documento estavam IPI, ICMS, PIS/Pasep, Cofins, entre outros.

O que é Darf Comum?

O Darf Comum, por sua vez, entrou em vigor em abril de 1997, três meses depois do Simples, e, desde então, passou a ser o principal documento na arrecadação de impostos de pessoas físicas e empresas.

Entre os encargos que devem ser pagos nessa guia, destacam-se: PIS sobre o faturamento da empresa, o imposto de importação na alfândega sobre mercadorias trazidas do exterior e o Imposto de Renda pela sua fonte pagadora.

Como preencher Darf

Agora que você já sabe o que é Darf e seus tipos, é preciso saber preenchê-lo corretamente para não ter problemas com o Fisco. A maneira mais rápida e prática para fazer o preenchimento é através do software Sicalc, da própria Receita Federal.

Uma das vantagens de optar pelo meio online é que o dispositivo é atualizado mensalmente de acordo com a taxa Selic. Dessa forma, as guias emitidas após o vencimento já são calculadas com os juros correspondentes. Além da plataforma eletrônica, se você preferir, pode baixar o modelo de Darf disponível no site da Receita.

Independentemente da maneira que escolher, vale a pena prestar atenção em alguns dados, como código de pagamento, data de pagamento, multas e juros, valor principal e valor total.

Retificação de Darf

Caso haja algum erro no preenchimento do Darf, você pode fazer uma retificação. É o que a Receita Federal chama de Redarf. Para corrigir o dociumento, é preciso fazer o download do formulário no site da RF, completar com seus dados pessoais e assinar as duas vias. A segunda via é devolvida após o atendimento.

Para cada pedido de correção deverá ser preenchido um Redarf. A retificação pode ser protocolada em qualquer uma das unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Caso você possua certificado digital, a operação também pode ser feita pela internet, por meio da Procuração Eletrônica.

Você vai se interessar por:

Tirou suas dúvidas sobre o que é Darf e suas modalidades? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria