Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é e como funciona o home equity

A- A+

Ainda pouco conhecida e praticada no Brasil, o home equity é uma modalidade de crédito onde o cliente que precisa de valores altos oferece seu imóvel como garantia. Em contrapartida, conta com prazos maiores de pagamento e taxas de juros bem mais atrativas, de 1% a 1,94% ao mês. O crédito é limitado, geralmente, a 20% do valor do imóvel.

Embora seja uma negócio muito interessante, é preciso ter cuidado com o pagamento das parcelas, sob risco de perder o imóvel. Antes de contratar o crédito, é importante analisar as taxas de juros, o volume de recursos oferecido e o Custo Efetivo Total (CET).

home-equity

Modalidade acontece quando o cliente oferece seu imóvel como garantia. Foto: iStock, by Getty Images

 

Uma dos grandes diferenciais desta linha de crédito é que, enquanto as instituições financeiras oferecem, no máximo, cinco anos para o pagamento de empréstimo, o home equity possibilita prazos maiores que dez anos.

Conforme Renata Pedro, técnica da associação do consumidores Proteste, esta se torna uma ótima opção em razão dos juros baixos. “Serve para o consumidor que tem planejamento financeiro e recursos para pagar as parcelas”, avalia.

Ela alerta, porém, que as instituições financeiras não permitem comprometer mais que 30% da renda pessoal com o parcelamento da dívida, e que o consumidor pode arcar com despesas de até R$ 2 mil para que o banco faça uma avaliação do imóvel.

Home equity x hipoteca

Apesar das semelhanças e das consequentes confusões a respeito do nome, home equity e hipoteca não são a mesma coisa. O primeiro diz respeito a um crédito que pode ser utilizado para diversos fins, como uma reforma ou viagem.

Já a hipoteca é alienação do imóvel que está sendo comprado. Em outras palavras, para financiar a sua casa, você dá o próprio bem como garantia. Em caso de inadimplência, o credor pode executar a hipoteca e tomar o imóvel.

Quem pode contratar o home equity?

Atualmente, os grandes bancos brasileiros oferecem o home equity aos seus clientes, cada um com suas regras. Geralmente, para contratar essa modalidade de crédito é preciso ser maior de 18 anos, preencher uma ficha com os dados pessoais e do imóvel, e entregá-la ao gerente do banco junto aos documentos que serão solicitados.

A maior restrição quanto à contratação do home equity é relativa à idade que o cliente terá no final do contrato. Os limites vão de 74 a 80 anos, e o único banco que não faz restrição, atualmente, é o Bradesco.

Preserve o seu patrimônio

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira
Empréstimo ou financiamento
não consigo pegar empréstimo
cooperativa habitacional
não consigo pagar financiamento de imóvel
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?