Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é Cetip e entenda como funciona

A- A+

Para quem é novo no mercado de investimentos, é interessante conhecer alguns atores desse processo. Você já sabe o que é Cetip, como ela funciona e para que serve? Entenda o tema e identifique como pode ser útil para suas negociações.

O que é Cetip?

A Cetip S.A. – Mercados Organizados é uma empresa de infraestrutura do mercado financeiroBoa parte do que acontece nesse sistema passa, de alguma forma, pela companhia, que é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central (Bacen).

Isso inclui o pagamento de boletos, financiamentos de veículos, crédito imobiliário, aplicações em renda fixa, Certificado de Operações Estruturadas (COE) e derivativos de balcão. A Cetip é como um pilar de supervisão do mercado.

Conforme a normatização vigente no país, todos os contratos financeiros devem ser registrados – ou na Cetip ou na BM&F Bovespa. “São concorrentes. Entretanto, a Cetip possui um rol de serviços mais completo”, avalia o economista Marcelo Cambria, professor de Finanças da Fipecafi.

Você pode se beneficiar ao saber o que é Cetip.

Consulta ao sistema comprova que a aplicação está devidamente registrada na Cetip. Foto: Shutterstock

Quem utiliza a Cetip?

Ainda que as suas ações sejam registradas na Cetip, seus clientes diretos são os bancos e os fundos. Afinal, eles é que fazem os registros e que têm acesso a todos os serviços. Sobretudo as chamadas “operações de balcão”, através das quais se conhece a contraparte e se negocia taxas e garantias, e as operações de mercado listado, negociadas pelas corretoras.

E como você, investidor, pode se beneficiar ao saber o que é Cetip? Uma possibilidade é acessar o Cetip Certifica, que comprova que a aplicação está devidamente registrada na empresa, em seu nome. Segundo informações da empresa, são mais de 5 milhões de investidores com aplicações registradas na Cetip.

Isso dá maior segurança ao investidor e também é bastante útil, sobretudo em casos nos quais ele não está satisfeito com o trabalho da corretora ou desconfia de ações fraudulentas.

Mas os registros só podem ser realizados por parte de quem chancela as operações, ou seja, os bancos e as corretorasA instituição financeira que aderir ao selo Cetip Certifica deve enviar mensalmente um extrato criptografado com todas as informações sobre o investimento feito pelo cliente. São mais de 40 instituições cadastradas.

Outra função da Cetip é a realização do cálculo da Taxa DI-Cetip, taxa de juros que referencia o rendimento da maior parte dos investimentos privados em renda fixa no País.

Cetip e o financiamento de veículos

Cambria lembra que, ao longo dos anos, muitos serviços populares passaram a ser registrados nessa central, tais como contratos de financiamentos de veículos e debêntures, que fazem parte do rol da empresa desde a década de 90.

O papel da Cetip é conferir agilidade e segurança para a realização dos financiamentos de veículos novos e usados, sendo líder na prestação de serviços de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.

Toda vez que uma instituição financeira concede crédito para a compra de um carro, ela recorre à Cetip, que disponibiliza as informações e oferece serviços e soluções que garantem agilidade e facilitam o acesso ao financiamento.

Você vai se interessar por:

Investimentos na Cetip

Alguns dos investimentos direcionados para pessoa física que são contemplados pelo Cetip Certifica são:

– Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

– Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

– Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

– Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

– Certificado de Depósito Bancário (CDB)

– Debêntures

– Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE)

– Letra Financeira (LF)

– Letra de Câmbio (LC).

 

Gostou de conhecer o que é Cetip? Compartilhe essas dicas!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena