Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é a Taxa DI é como ela é calculada

A- A+

Quem é investidor e realiza aplicações de renda fixa, como em Certificados de Depósito Bancários (CDBs) e Letras de Crédito (LCs), tem seus rendimentos atrelados à chamada taxa DI. Você sabe como esse índice funciona e como é calculado?

Também conhecida como Depósito Interfinanceiro, ela é uma taxa diária praticada pelas instituições financeiras para a concessão de empréstimos entre elas, através de títulos privados, conforme explica o consultor de investimentos e fundador do General Investidor, Bruno Papi.

“Como a movimentação das instituições financeiras é muito grande de débito e crédito, seus caixas nem sempre dispõem daquele montante para ser emprestado aos clientes. E, por isso, elas pegam empréstimos com outros bancos, pagando essa taxa DI e cobrem as obrigações de caixa temporariamente, repondo no outro dia ou mesmo horas depois”, completa.

Entre as principais razões para um investidor conhecer a taxa DI está na necessidade de calcular quanto de rentabilidade a sua aplicação terá ao longo do tempo.

Taxa DI

Cetip é a entidade responsável por calcular e divulgar a Taxa DI ao mercado. Foto: iStock, Getty Images

Como a taxa DI é calculada

A taxa DI varia bastante ao longo do dia entre as instituições financeiras. Por isso, uma média é calculada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) e informada diariamente para ser utilizada como referência para futuros empréstimos e para aplicações financeiras que são atreladas.

Para facilitar esse cálculo, a Cetip disponibiliza para consulta gratuita uma calculadora que mostra o rendimento dos investimentos atrelados à Taxa DI em um determinado período. Para usá-la, é preciso acessar o site da instituição e clicar no ícone Mais dentro do quadro verde Taxa DI, que fica no centro da página.

Em seguida, basta informar o valor investido, a data de início do investimento, a data final (que se limita à data corrente) e o percentual da Taxa DI oferecido pelo investimento em questão (por exemplo, 90% ou 100% dela), tal como é divulgada a remuneração de alguns CDBs. Com todos os campos preenchidos, ao clicar em Calcular, a ferramenta informa o rendimento obtido no período analisado e o valor final do investimento.

Vale ressaltar que essas taxas são calculadas diariamente, mas costumam ser mencionadas em sua forma anualizada. Na própria página inicial da Cetip, por exemplo, é divulgada a Taxa DI que corresponde à última taxa diária apurada, mas anualizada com base em 252 dias úteis. No dia 30 de novembro, por exemplo, a taxa era de 14,14%.

Conheça o applica Cetip

Outra maneira de calcular a Taxa DI é através do aplicativo da instituição. Disponível para Android e iOS, o Applica Cetip também dispõe da calculadora presente no site.

Além desse cálculo, é possível estimar rendimentos em títulos públicos e debêntures e acompanhar em tempo real a atualização dos principais indicadores macroeconômicos e notícias do mercado financeiro.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gosta de dicas sobre investimentos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
o que uma empresa deve ter
piores salários do brasil
melhores paises para empreender
Emprego dos sonhos
Ela aposta na longevidade saudável