Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é a taxa CDI e como ela funciona

A- A+

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) faz parte de uma transação bastante comum no mercado financeiro: o empréstimo de dinheiro de um banco para o outro, com juros baseados em um índice que varia diariamente, a taxa CDI.

Mas se engana quem pensa que, com essa definição, o número só interessa para as instituições bancárias. Conforme explica o fundador do General Investidor, Bruno Papi, ele também serve para definir a rentabilidade que os investidores recebem.

Ou seja, se você aplica em um fundo que rende porcentagem da CDI, a variação da taxa vai ser o referencial para determinar o retorno do seu investimento.

O empréstimo de dinheiro de um banco para o outro necessita da taxa CDI.

Variação da taxa CDI pode exercer influência sobre a rentabilidade do seu investimento. Foto: Shutterstock

Taxa CDI é decisiva no mercado financeiro

Criado ainda na década de 1980, o CDI permite que um banco que precisa de mais dinheiro em caixa peça o valor emprestado a outro, em uma operação que costuma ter prazo de um dia útil.

“Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip)”, destaca Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec-RJ.

Embora possua características semelhantes a modelos de investimento como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) – e também nome muito parecido -, Braga lembra que os CDIs só podem ser negociados entre os bancos.

Assim, a sua média diária é utilizada como referencial para saber o quanto o dinheiro custa no mercado, mas não é possível aplicar uma quantia diretamente nessa modalidade, apenas atrelada a ela.

Atualmente, a taxa CDI mais utilizada é a DI-Over que, divulgada pela Cetip, é calculada a partir da média das operações realizadas em um único dia, sem levar em conta aquelas que ocorrem entre um mesmo grupo financeiro.

Você vai se interessar por:

Taxa CDI tem ligação com a Selic

Como os títulos de transação entre as instituições bancárias têm garantia (o chamado lastro) dos títulos públicos federais, uma das características do Certificado de Depósito Interbancário é acompanhar os ajustes da taxa básica de juros do país, destaca Papi.

Mas, ainda que elas costumem ficar próximas uma da outra, também podem ocorrer momentos de distância, de acordo com fatores da conjuntura econômica e política do país.

Afinal, enquanto a CDI é definida pelas trocas de dinheiro entre os bancos, a Selic é determinada, na prática, pelas transações entre as instituições bancárias e o Banco Central, finaliza Braga.

Para consultar a taxa CDI estipulada para cada dia, basta acessar o site da Cetip e, ainda na aba principal, ter acesso à informação detalhada.

 

E aí, entendeu como funciona a taxa CDI? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito