Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que considerar para aumentar seus bens patrimoniais

A- A+

Quer elevar o valor de seus bens patrimoniais? Saber como e onde aplicar o seu capital pode ser o segredo para isso. No entanto, quem não possui muita experiência no ramo dos investimentos pode sentir alguma dificuldade, somada à insegurança de não saber por onde começar.

Para tirar suas dúvidas, o Vivo Seu Dinheiro reuniu dicas de especialistas para aumentar seu patrimônio com segurança, minimizando riscos. Cautela, conhecimento e auxílio especializado fazem parte do pacote.

Homem investe em bens patrimoniais

Maior conhecimento sobre o mercado e aplicações protege o recurso do investidor. Foto: Shutterstock

Conheça bem os riscos de cada investimento

Se você procura aumentar seus bens patrimoniais e, consequentemente, suas receitas, antes de começar a investir, é preciso estudar muito e buscar ajuda especializada para conhecer os tipos de riscos que cada aplicação possui.

Os três principais, segundo especialistas, são o risco de crédito, risco de mercado e o risco de liquidez. O primeiro está ligado diretamente a credibilidade da instituição e emissora. O segundo se refere à volatilidade, ou seja, à frequente oscilação de fatores que interferem nas aplicações. Já o último é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro.

O que levar em conta na hora de investir

Se a dúvida é sobre como investir seu dinheiro para aumentar os bens patrimoniais, o colaborador do blog Educando seu Bolso, Ewerton Veloso, elenca a liquidez, a segurança e a tributação como fatores importante na hora de aplicar seus recursos.

Segundo ele, com esse tripé, é possível realizar investimentos com mais cautela, não levando em conta somente a rentabilidade de cada aplicação.

É importante também saber o quanto de dinheiro você tem disponível para investir. O segredo, para o agente autônomo de aplicações da Monte Bravo, Rafael Silvestrin, é começar com pequenos investimentos que trazem resultados a longo prazo.

Já para o o analista de aplicações da corretora Rico, Roberto Indech, a saída para quem quer aumentar seus bens patrimoniais, mas não tem muito dinheiro disponível, é escolher tipos de investimentos que exigem um baixo valor inicial  caso do Tesouro Direto, por exemplo.

Quer aumentar seu bens patrimoniais? Evite erros

Mas não basta seguir essas dicas se você não identificar alguns erros comuns na hora de investir. Para o fundador do General Investidor, Bruno Papi, um dos problemas mais recorrentes nas aplicações é a falta de conhecimento do seu perfil como investidor.

Segundo ele, cada pessoa tem o seu modo de se posicionar frente a determinadas situações, de aceitar um risco até determinado ponto. Por isso, busque conhecer bem os seus limites e não atropele etapas.

Você vai se interessar por:

Além da poupança: saiba qual o melhor investimento financeiro para você

Títulos públicos são opção de investimento

Riscos sob medida: veja opções de investimento a curto prazo

3 dicas de especialistas americanos

Assim como os especialistas brasileiros, os americanos também têm algumas dicas que podem ajudá-lo a aumentar seu bens patrimoniais.

Recentemente, o site Business Insider reuniu alguns depoimentos de planejadores financeiros de diversas instituições dos EUA. Eles responderam à pergunta: “Quais conselhos você daria para quem que começar aumentar seu patrimônio e investir?”. Confira as respostas:

Michael Solari, da Solari Financial Planning:

“O pior inimigo dos investidores são eles mesmos. O perigo está quando passam a deixar as emoções tomarem conta das suas decisões. É preciso entender que o mais importante é o quanto se está economizando e não onde se está investindo”.

Joe O’Boyle, da Voya Financial Planning:

“Tenha um plano. A partir dele, crie um projeto financeiro escrito que inclua uma lista com seus objetivos e monte um programa automático de poupança e investimento específico para alcançar cada uma de suas metas”.

Neal Frankle, da NealFrankle.com:

“Automatize seus depósitos na sua conta de investimentos. Ao ‘pagar-se primeiro’, você tem em mãos a garantia do sucesso. Assim, você irá atingir uma poupança e uma liquidez para alcançar seus objetivos muito mais vantajosa do que aqueles que só investem quando está sobrando dinheiro no final do mês”.

 

Gosta de dicas sobre investimentos? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena