Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que considerar ao comprar um telescópio

A- A+

Seja para olhar as estrelas mais de perto ou mesmo para observar fenômenos raros, o telescópio é equipamento essencial. Mas na hora de escolher o modelo é comum que apareça a dúvida: quais características precisam ser levadas em conta? A resposta vai depender do tipo de observação que você deseja fazer – e o quanto está disposto a pagar.

telescópio

Enquanto um telescópio refrator utiliza lentes como objetiva, o refletor usa um espelho côncavo. Foto: iStock, Getty Images

Como comprar um telescópio

Para tomar a decisão certa, o primeiro passo é avaliar se as observações vão ser feitas no centro de uma cidade grande ou em uma fazenda, por exemplo. Quando a iluminação aparece em excesso, pode ser difícil visualizar o céu em detalhes com um telescópio mais básico.

O que você deseja ver também precisa ser levado em conta. Afinal, cada modelo se adapta melhor a um objetivo específico. Para garantir maior qualidade, outra característica fundamental é a abertura que o aparelho oferece. Ou seja, o diâmetro da lente principal ou do espelho. É esse detalhes que vai determinar o brilho e a nitidez que você terá ao olhar para o céu.

Conheça os modelos de telescópio

Telescópio refrator

Também conhecidos como lunetas, os refratores usam lentes como objetivas, que captam a luz e formam a imagem no foco. Para poder ampliar a imagem que você vê, contam ainda com a ocular. Em geral, são os mais indicados para iniciantes, pois requerem menos manutenção.

Formados por um tubo longo e fino, foram também o primeiro modelo de telescópio já inventado. Uma de suas características é a capacidade de oferecer alto contrasto e pouca interferência dos fatores atmosféricos.

No Vivo Compras, o Greika 90070EQ Equatorial pode ser encontrado por R$870,21 e oferece uma objetiva de 70 milímetros, com ampliação de até 675 vezes. A facilidade no transporte é uma das suas vantagens, pois conta com tamanho compacto e bolsa específica.

Telescópio refletor

No refletor, por outro lado, a objetiva é composta por um espelho côncavo, que permite refletir a luz – e que costuma atingir um diâmetro maior do que os refratores.  Para aqueles que procuram telescópios com a maior abertura possível ao menor custo, eles costumam ser a opção mais atraente.

Uma de suas vantagens é a ausência de aberração cromática, que pode interferir no resultado obtido. Com um tubo menor, geralmente mais fácil de carregar, o principal cuidado na hora de comprar um modelo desse tipo é com a perda de luz.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços para fazer compras, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços

Gostou das dicas para escolher o seu telescópio? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico