Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que avaliar ao comprar câmera de segurança

A- A+

Para proteger a casa de possíveis invasores, a tecnologia se coloca como aliada. Entre os diversos equipamentos que prometem soluções eficazes para afastar os criminosos, comprar câmera de segurança é uma iniciativa comum, já que sua simples presença pode inibir ações delituosas.

Mas essa não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se sabe exatamente o que está procurando. Nesse caso, o primeiro passo é entender o que precisa de acordo com as necessidades do local onde vai instalar o equipamento.

Existem diversos modelos no mercado, com funcionalidades variadas, como sensor infravermelho, conexão wi-fi e zoom. Mas é preciso levar em consideração também a resolução e o formato do sensor para garantir a aquisição do aparelho ideal para o seu caso, e que ofereça a melhor relação custo-benefício.

Instalando equipamento após comprar câmera de segurança

Ambiente em que a câmera será instalada deve ser levado em conta ao comprar. Foto: iStock, Getty Images

Como comprar câmera de segurança

Se você quer comprar câmera de segurança, a principal dica é pesquisar as funcionalidades dos diferentes modelos, escolhendo a que melhor atende ao que você precisa.

Um dos fatores mais importantes é o sensor de imagem. Existem duas tecnologias no mercado: CMOS e CCD (Charge Coupled Device). A primeira opção gera ruídos em ambientes com baixa luminosidade, já a segunda garante mais nitidez, cor e sensibilidade, não sendo necessário haver muita luz no local.

O formato do sensor também deve ser analisado, pois diz respeito ao ângulo de gravação da imagem. O formato 1/3, por exemplo, capta em 68º, gerando maior ângulo da cena, e o 1/4 capta um ângulo menor que 54º.

Já a resolução garante melhor qualidade da imagem, sendo medida pela quantidade de linhas. Os modelos mais comuns possuem 380, 420 ou 480 linhas. As opções acima de 500 geralmente são encontradas em câmeras profissionais.

O ambiente em que o aparelho será colocado também deve ser levado em conta ao comprar câmera de segurança. Os modelos chamados Pan Tilt são melhores para ambientes externos, enquanto os Dome são mais indicadas para locais internos.

Em questão de cor, existem três tipos de câmeras: preto e branco (que grava somente nessa escala), colorida (registrando imagens em cores durante o dia e preto e branco à noite) e day/nigth (que funciona como a colorida, porém com uma imagem em preto e branco de maior qualidade).

Avalie recursos diferenciados

Para quem procura comprar câmera de segurança mais tecnológica e com funções extras, existem ainda modelos que oferecem um software de gravação que salva cerca de 30 a 45 dias em um HD. Outras opções contam com wi-fi, que envia as imagens direto para a nuvem, e possuem entrada para cartão de memória.

Há também modelos que contam com lentes que podem ser alteradas com base no ângulo de visão, com capacidade de se mover para cima, para baixo ou para os lados, além de possuir zoom.

Já as câmeras com função infravermelho são capazes de iluminar uma área de 15 a 30 metros, sendo indicadas para ambientes externos e com pouca luz.

Você vai se interessar por:

Câmera de segurança é no Vivo Compras

Antes de comprar câmera de segurança, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para artigos de segurança

Gostou das dicas para comprar câmera de segurança? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico